como-otimizar-resultados

COMPARTILHAR POST

Como medir e otimizar os resultados em treinamento

Na nova economia o capital humano assume importância fundamental na criação de valor. Estudos indicam que até 85% do valor das organizações baseiam-se em ativos intangíveis. A Globalização nos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto das mudanças e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, vêm exigindo cada vez mais de nossos protagonistas e, isso requer capacitação e qualificação profissional.

Investir em pessoas é investir no ativo que irá fazer a diferença, pois são as pessoas que mantém relacionamentos com clientes e fornecedores, são elas que decidem, se comunicam, fazem as escolhas, melhoram processos, enfim, o ativo mais importante de uma organização.

É fato que existe uma ênfase crescente por parte do RH em demonstrar que os programas de T&D devem fazer parte do conjunto de investimentos estratégicos da organização e ao mesmo tempo, os altos executivos questionam se os investimentos em treinamento realmente valem a pena. A questão então é como provar.

O grande desafio está em definir antes do treinamento, o que queremos como resultado da ação. As pessoas sabem que querem investir em melhoria de seu pessoal, porém, não têm claro o que querem de forma mensurável. Tudo que é importante deve ser medido e tudo o que é medido pode ser gerenciado.

Ora, se não soubermos de forma mensurável o resultado desejado, nunca saberemos se o resultado do treinamento foi atingido. Neste ponto destacamos aos profissionais de RH que esse não é um trabalho isolado e, sim uma ação que deve ser desenvolvida junto ao público interno. O gestor da equipe que será treinada deve ser o maior interessado nos resultados. Ele tem que participar para definir antes do treinamento os resultados esperados (objetivos e metas) e como vamos medir. Além disso, como gestor, precisa comunicar a cada participante, antes do treinamento, quais os resultados esperados, qual apoio ele vai dar e como estes resultados serão observados.

Confira o passo a passo para medir resultados em treinamento:

  1. Em primeiro lugar reconheça os grandes desafios estratégicos de sua organização. Isso garante o alinhamento de seus esforços em treinamento, àquilo que é realmente estratégico.
  2. Saiba em quais deles a ação de treinamento é necessária e oportuna, considerando outras possíveis causas.
  3. Diante dos “desafios identificados”, priorize em qual deles o RH irá investir recursos de treinamentos.
  4. Envolva e obtenha do cliente interno os resultados finais desejados (objetivos e metas) para o treinamento proposto.
  5. A partir dos resultados desejados e em conjunto com o cliente interno, defina como irá medi-los. Quais os níveis de avaliação que irá utilizar? De quais indicadores irá precisar?
  6. Obtenha o compromisso do cliente interno quanto à sensibilização de seus colaboradores para o propósito das ações de treinamento, destacando os resultados finais desejados e como estes serão monitorados.
  7. Em conjunto com o cliente interno e auxílio das áreas internas da organização, obtenha os indicadores mensuráveis que serão utilizados, antes de iniciar as ações de treinamento.
  8. Elabore os programas de treinamentos focados nas necessidades levantadas e execute com eficiência a ação planejada quer com o pessoal interno, quer com fornecedor externo.
  9. Aplique o teste pré, se for oportuno e quando este nível de avaliação for escolhido assim como o teste pós. Ao final do treinamento aplique também a avaliação de reação.
  10. Monitore junto ao cliente interno a “remoção” de eventuais barreiras que possam impedir a incorporação do aprendizado ao dia-a-dia e reforce o papel do gestor no apoio aos colaboradores.
  11. Colha e analise os resultados tabulados da avaliação (Nível 1), pós treinamento para confirmar se o evento foi realizado de forma eficiente.
  12. Tabule e analise os resultados de aprendizagem medidos pré e pós – ação de treinamento (Nível 2), se esse foi um dos níveis de avaliação escolhido.
  13. Para os casos em que a mudança de comportamento (Nível 3) era o objetivo do treinamento, faça as observações comparativas da evolução sempre em período superior a 90 dias do evento.
  14. Obtenha os valores calculados de gastos do treinamento e valores dos benefícios gerados com a aplicação na prática do aprendizado para concluir pelo atingimento dos resultados esperados (Nível 4 e 5).
  15. Em conjunto com o cliente interno, colha as informações sobre os resultados obtidos e analise através dos indicadores, o atingimento dos resultados dos objetivos e metas estabelecidos e sua contribuição pela relação de causa e efeito (Nível 6 – BSC)
  16. Comemore e dê publicidade aos resultados alcançados valorizando o empenho do cliente interno e esforço dos treinandos. Utilize esse “case” como benchmarking interno para incentivar a disseminação da prática.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: