Avaliação por Competências – Gestores

Avaliação por CompetênciasO processo de avaliação de desempenho por competências pressupõe que o desempenho de uma organização depende das competências de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe ou no grupo de trabalho.

Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho de seus profissionais em função das atividades que realizam, dos objetivos estabelecidos, dos resultados alcançados e do potencial de desenvolvimento dos mesmos. O objetivo final da avaliação do desempenho é contribuir com o desenvolvimento das pessoas e com o sucesso da organização. Há pelo menos duas formas principais de avaliação de desempenho: por objetivos e metas e/ou por competências. No modelo por competências, partimos do entendimento de que as competências devem ser mensuráveis, ou seja, observáveis na atuação do dia-a-dia de trabalho. O componente de observação mensurável por qualquer pessoa é o comportamento e o conhecimento evidenciado. Desta forma, é necessário traduzir as competências em comportamentos e conhecimentos.

A avaliação de desempenho por competências deve avaliar considerando o desempenho passado, corrigir desvios no presente e definir ações de desenvolvimento para o futuro. Diante dos desafios organizacionais, algumas competências assumem o caráter de maior criticidade que outras, no perfil, estas são as competências definidas no conceito “full competences” no perfil, o esperado é que os profissionais avaliados tenham pleno domínio destas competências.

Benefícios para a organização

  • Visão geral do perfil dos profissionais avaliados e dos aspectos que afetam diretamente a vitalidade da organização.
  • Informações sobre o desempenho humano e sua contribuição para o desempenho empresarial e para o alcance dos objetivos organizacionais.
  • Identificação das necessidades de dirigentes e executivos em termos de treinamento e desenvolvimento.
  • Agilidade nas ações de recrutamento interno, permitindo buscar as pessoas certas e preparadas para uma nova função dentro da empresa e, dessa forma, desenvolver carreiras e talentos.
  • Dinamização das políticas de recursos humanos de forma a oferecer oportunidades de crescimento profissional, estimular a produtividade e melhorar o relacionamento interpessoal.

Quer participar gratuitamente dos cursos da CR BASSO?

Basta fazer o seu cadastro abaixo para concorrer todo mês a 1 INSCRIÇÃO GRÁTIS!!!

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaborades