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BLOG

4 de julho de 2018
Liderança 4.0 – Você está preparado?
Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog
Liderança 4.0

Para se manterem competitivas e destacadas no mercado, as empresas precisam estar à frente do seu tempo. Precisam INOVAR e inovação significa se beneficiar de uma cultura única que promova o relacionamento saudável entre as pessoas dentro da empresa.  

Nunca é demais destacar que a Quarta Revolução Industrial representa novos modelos de negócio, bem como novos direitos e responsabilidades dos líderes. Todos os dias surgem novas tecnologias e todos os dias aumenta a distância entre o progresso e a capacidade em se lidar com as consequências. Esta revolução está mudando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Aliás, a maior mudança será nos sistemas sociais e econômicos que moldam as nossas vidas.

Para o professor Klaus Schwab, fundador e chairman executive do Fórum Econômico Mundial nossos esforços devem se concentrar nos seres humanos, na sociedade e no meio ambiente, e não apenas no progresso tecnológico ou na produtividade.

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15 de maio de 2018
Confiabilidade: um atributo profissional indispensável
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
confiabilidade: um atributo profissional indispensável

Se você trabalha num ambiente onde faz parte de uma equipe, já deve ter percebido a importância da confiabilidade no relacionamento com o seu time. Confiança é um atributo base de qualquer relação. Não apenas nas relações profissionais, mas nas pessoais também. Perde-se a confiança, compromete-se a relação. Mas como ser um profissional dito confiável? No trabalho, a confiança geralmente está no manter a palavra.

Vejamos como isso acontece. Suponha que você gerencie uma equipe responsável pela área de recursos humanos da empresa. O setor de engenharia pede a você para selecionar alguns candidatos a serem entrevistados para uma vaga de engenheiro. Você então se compromete de fazer uma pré-seleção até determinada data. Para isso, você solicita a um analista de RH do seu grupo buscar alguns currículos e dá um prazo à ele. Nessa conversa, o analista diz à você que precisará anunciar a vaga em alguns veículos de mídia, como sites e jornais especializados de empregos e isso terá um custo que precisa ser aprovado. Você então se compromete a fazer a autorização dessa verba até o dia seguinte.

O que sucede dessa situação é determinante para a sua reputação como profissional de confiança. Vejamos algumas coisas que podem acontecer.

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26 de abril de 2018
Trabalho em Equipe: Por que é tão Difícil? (Parte II)
Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog
Trabalho em Equipe: Por que é tão Difícil? (Parte II)

A EMPRESA E O TRABALHO EM EQUIPE

As organizações são compostas de departamentos/ áreas funcionais. Temos, portanto, uma diretoria com seus respectivos gerentes e, abaixo deles, supervisores e demais colaboradores. A empresa não trabalhará em equipe se o supervisor e o gerente não fizerem parte “da equipe”. Não existe o gerente e a equipe. Existe a equipe, onde o gerente é um dos membros. O resultado do gerente (área/ departamento), depende de todos os membros.

O que vejo, em geral, são pequenos agrupamentos de pessoas que trabalham apoiando a atuação de umas com as outras. Porém, a existência de diversos agrupamentos liderados por diferentes supervisores não atuará em equipe se estes também não atuarem unidos em torno de objetivos comuns da empresa.

Se não bastasse isso, vejo que os vários gerentes de um departamento vinculados a um mesmo diretor não atuarão em equipe se não comungarem dos mesmos objetivos do diretor/ empresa. O que ocorre na prática, é que cada um elege suas prioridades. É como se esquecessem que há um resultado maior a ser obtido, não pela área ou pelo departamento, e sim pela empresa. Na comunidade empresarial é comum chamarmos a isso de “feudos”. Embora velado, isso é ainda muito comum ainda nas organizações deste novo milênio. Significa que quando há discussões internas e precisam tomar decisões, devem eleger o que é melhor para a empresa e não o que é melhor para o departamento A ou B, ou para indivíduo A ou B, a solução deve sempre caminhar na direção do que é melhor para a empresa. Na prática, as pessoas com seus egos, têm dificuldades em trabalhar esses aspectos.

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17 de abril de 2018
Trabalho em Equipe: Por que é tão Difícil? (Parte I)
Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog
Trabalho em Equipe: Por que é tão Difícil?

Hoje, mais do que nunca o desempenho das organizações depende da atuação dos grupos de trabalho, pois, sozinhos não geramos os melhores resultados. Estes podem ser mais facilmente obtidos, com menor custo, maior rapidez e melhor produtividade se a atuação dos grupos privilegiar o trabalho em equipe.

Segundo Bodwell e Mankins (2013), “atingir resultados num ambiente desafiador como o de hoje, exige um nível de prontidão, rapidez e qualidade que está além do alcance da performance individual. Apenas o alinhamento de talentos e forças proporcionado pelas equipes é capaz de dar essa vantagem competitiva à empresa”.

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20 de março de 2018
Terceirização: Principais modificações realizadas pela Reforma Trabalhista
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
Terceirização: Principais modificações realizadas pela Reforma Trabalhista

As mudanças serão aplicadas nos contratos firmados após a validação da Reforma Trabalhista.

As novas regras para a terceirização de serviços aprovadas pela Reforma Trabalhista ainda geram incertezas para empregados e empregadores. Mas afinal quais são as modificações decorrentes da nova lei?

Aprovada no plenário do Senado, a Reforma Trabalhista entrou em vigor em novembro de 2017 e alterou diversos artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas a fim de adequar à legislação às novas relações de trabalho, entre elas a terceirização de serviços.

Vale lembrar que a lei da Terceirização foi aprovada em março, antes da Reforma. Sendo assim, os pontos alterados na reforma trabalhista foram apenas para complementar a nova lei.

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21 de fevereiro de 2018
7 Dicas Essenciais para o Líder Administrar Conflitos
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
7 dicas essenciais para administrar conflitos

Conflito – fenômeno próprio das relações humanas. Ocorre devido a posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. O conflito não é ruim em si mesmo.

Alguém já disse que se você não quiser ter conflitos, basta não se relacionar. Mas sabemos que até mesmos os eremitas têm os seus conflitos interiores. A sabedoria nas relações interpessoais não está em evitar conflitos, mas sim, em saber lidar e resolver de forma equilibrada os conflitos que, inevitavelmente, surgirão.

O conflito pode ser fonte de ideias novas e permitir a expressão e a exploração de diferentes pontos de vista, de interesses e de valores. Saber lidar com a situação é que define se o momento será prejudicial ou benéfico aos envolvidos, exigindo das pessoas autoconhecimento e inteligência emocional.

Em pesquisas realizadas pelo Instituto Dale Carnegie foi constatado que 85% do sucesso profissional vem da competência de relacionamento e somente 15% de competências técnicas.

Algumas considerações para reflexão sobre conflitos:

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5 de fevereiro de 2018
Como lidar com diferentes perfis comportamentais no trabalho
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
Como lidar com diferentes perfis comportamentais no trabalho

Vivemos num mundo composto de pessoas com personalidades distintas, construídas por aspectos culturais, inatos e experiências de vida variadas. Existem vários estudos que auxiliam a identificar e classificar diferentes traços comportamentais. Estas pesquisas são muito importantes para organizações montarem seus quadros de profissionais e para que indivíduos entendam como devem lidar com pessoas de personalidades distintas.

Para este post, analisamos os perfis profissionais detalhados no estudo da dominância cerebral, que analisa diferentes comportamentos de acordo com as regiões dominantes dos cérebros de indivíduos. Sugerimos abaixo algumas formas de lidar com profissionais de cada um dos diferentes estilos detalhados no estudo.

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30 de janeiro de 2018
Atendimento ao Cliente: como usá-lo como ferramenta de retenção e atração de clientes?
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
Atendimento ao Cliente: como usá-lo como ferramenta de retenção e atração de clientes?

Fato é que o mundo está mudando. Os dados do Serasa Experian apontam que apenas no primeiro trimestre de 2017 surgiram mais de 580 mil novas empresas em todo o Brasil, isso significa uma média de mais de 6 mil novos empreendimentos nascendo por dia. Hoje o consumidor conta com diversas opções de produtos e serviços e não está mais preso a 2 ou 3 fornecedores. Essa diversidade elevou o patamar de exigência desse consumidor de forma que as empresas mais do que nunca estão buscando formas de atrair e fidelizar cada cliente.

Agora, como manter sua empresa no topo nesta imensidão de novos negócios surgindo? Será o investimento em novas tecnologias a chave para o sucesso ou uma nova campanha de marketing é capaz de fidelizar seus clientes? Com certeza as duas alternativas são muito importantes para a atração e fidelização dos clientes, porém, há uma área, às vezes até mesmo negligenciada, que pode se tornar uma ferramenta ativa de retenção e de atração: O atendimento ao cliente.

O atendimento é a porta de entrada para o cliente conhecer e se apaixonar pela sua empresa. É importante que ele seja tratado com atenção desde o primeiro contato, já que, nesse caso, a primeira impressão realmente é a que fica. Focar em um bom atendimento é um dos aspectos chave para conquistar clientes e mantê-los consumindo.

Quer saber um pouco mais sobre como o atendimento ao cliente pode ser o diferencial da sua empresa? Continue lendo nosso artigo e descubra!

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13 de novembro de 2017
Comunicação Assertiva: Comece hoje mesmo a desenvolver esta habilidade
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
Comunicação Assertiva: Comece hoje mesmo a desenvolver esta habilidade

A comunicação assertiva é uma das principais habilidades de profissionais de sucesso. Na prática, profissionais assertivos se diferenciam no mercado, pois têm mais capacidade de transmitir informações de forma clara, possuem bom relacionamento interpessoal, executam os processos da empresa de forma mais rápida e alcançam metas e objetivos com muito mais produtividade e efetividade.

É certo que muito tem se falado sobre esse tipo de comunicação, principalmente nas organizações. Mas, afinal, o que é? A assertividade pode ser entendida como um comportamento direto, verdadeiro e dinâmico. Pessoas com essa característica transmitem informações dizendo exatamente aquilo que pretendem dizer. Basicamente é fazer o que tem que ser feito e dizer o que tem que ser dito, respeitando o direito e o espaço do outro.

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29 de setembro de 2017
Negociar é uma arte! Como desenvolver habilidades de negociação?
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog
Negociar é uma arte! Como desenvolver habilidades de negociação?

É comum ouvir dizer que apenas algumas pessoas nascem com habilidades de negociação. Porém, por mais que realmente exista uma predisposição para negociar, é importante saber que esta habilidade pode ser aperfeiçoada com estudo e treino, afinal ela está presente em todos os aspectos da nossa vida. Não só na hora de uma compra ou venda, mas a convivência com outras pessoas exige acordos e consensos que só conseguimos obter através da negociação.

Por isso trouxemos dicas que vão te ajudar desde o momento da preparação — porque sim, é importante se preparar para qualquer acordo — até a hora de se sentar à mesa e conversar. Continue lendo para saber mais.

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