9 maneiras de otimizar o atendimento ao cliente

COMPARTILHAR POST

9 maneiras de otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa

A forma como a sua empresa faz a gestão do atendimento ao cliente pode ser determinante para o sucesso ou fracasso num mercado altamente competitivo. Afinal, pequenos detalhes na forma de lidar com esse delicado relacionamento fazem toda a diferença e os deslizes podem custar muito caro.

Em contrapartida, tempo é dinheiro e, muitas vezes, é inviável deixar uma pessoa da equipe dedicada exclusivamente a um cliente ou passar horas no telefone atendendo a mesma pessoa.

Pensando nisso, listamos a seguir 9 maneiras excelentes de otimizar o atendimento ao cliente e gerar resultados melhores para a sua empresa, confira!

1.  Aprenda a ouvir o que o cliente realmente precisa

Essa pode parecer uma dica óbvia e, provavelmente, você deve ter pensado que a sua empresa já escuta os clientes e que isso não muda em nada os processos. No entanto, são poucas as empresas que aprenderam a realmente tentar entender o que um cliente precisa.

Muitas vezes, na ânsia de finalizar uma ligação ou fazer uma venda, os colaboradores param de prestar atenção no que o cliente tem a dizer e o deixam ainda mais irritado e impaciente. Com isso, um problema que poderia ser resolvido de maneira simples se torna uma enorme bola de neve.

2. Crie processos simples e bem definidos

O tempo que a sua equipe leva para resolver o problema de um cliente conta muito para melhorar tanto a satisfação percebida como também para otimizar os processos.

Para ser mais ágil e eficaz, a equipe de atendimento ao cliente precisa saber exatamente quais os caminhos a serem tomados e as pessoas dentro da organização a quem podem recorrer durante um atendimento.

Dessa forma, a equipe tem mais autonomia para trabalhar e consegue solucionar os problemas muito mais rapidamente do que quando os processos são confusos ou muito complexos.

3. Mantenha um relacionamento próximo com o cliente

Muitos problemas podem ser evitados quando a sua empresa faz um pós-venda adequado e mantém um relacionamento próximo com o cliente.

Quando a sua equipe está atenta às entregas de produtos e serviços e colhe informações a respeito da satisfação do cliente, as chances de reclamações acontecerem são menores.

Por isso, é fundamental considerar o pós-venda como parte do processo de vendas. Lembre-se que evitar problemas é sempre o melhor caminho para contornar crises e fidelizar clientes.

4. Invista em diferentes canais de atendimento

O consumidor moderno é muito diferente daquele de anos atrás, ao qual a maioria das empresas está acostumada. A internet trouxe um acesso e dinamismo de troca de informações que não acontecia antes e, por isso, a exigência com as empresas é cada vez maior.

Muitos clientes não têm mais paciência de aguardar na linha para resolver problemas ou fazer solicitações. Investir em canais digitais de atendimento, como as redes sociais, os e-mails e o site da sua empresa, é fundamental para oferecer mais opções de atendimento e tornar o processo mais ágil e satisfatório.

5. Automatize processos e ferramentas

Processos manuais são demorados, complicados e estão altamente suscetíveis a falhas humanas. E a mesma lógica vale para o atendimento ao cliente.

Se cada vez que um cliente ligar para a sua empresa os colaboradores precisarem levantar o histórico de compras, contatos em e-mails e outros registros, o processo será altamente demorado e incerto, aumentando as frustrações do cliente e dificultando a resolução de problemas.

Investir em ferramentas como o CRM, por exemplo, que faz toda a gestão de relacionamento com clientes, torna o processo muito mais ágil e eficaz. Com poucos cliques, qualquer pessoa na empresa pode acessar o histórico do cliente e retomar o atendimento de onde ele parou.

6. Analise os resultados constantemente

Se o atendimento ao cliente não for monitorado e analisado com frequência, a sua empresa jamais conseguirá detectar os gargalos e otimizar os processos.

É preciso estabelecer metas e indicadores de desempenho para entender como anda a qualidade dos serviços prestados e quais pontos precisam ser melhorados.

Essa análise, no entanto, não pode esperar o ano chegar ao fim para acontecer. É preciso prestar atenção diariamente em como anda o atendimento ao cliente para que melhorias sejam implementadas com agilidade.

7. Aprenda a encarar críticas como oportunidades

A grande maioria das empresas ainda teme receber críticas de clientes, principalmente quando elas acontecem nas redes sociais ou outros meios digitais. Essa é uma cultura que precisa mudar para que a empresa aprenda com os erros e continue evoluindo.

É importante encarar as críticas e as crises como oportunidades para melhorar e crescer. Tente extrair informações valiosas de cada reclamação e pense no que pode ser feito de diferente para tornar o relacionamento melhor e conquistar novamente quem está insatisfeito.

A realização de pesquisa de satisfação é também uma grande oportunidade para identificar pontos críticos na percepção dos clientes. Trabalhar nos resultados apurados na pesquisa, permitirá aprimorar nos aspectos considerados como oportunidades de melhoria.

8. Difunda o conhecimento sobre o produto/ serviço

Essa é outra dica que parece bastante óbvia, mas é um ponto em que a grande maioria das empresas erra.

Muitas vezes, quem está à frente do atendimento e no dia a dia com o cliente não conhece o produto ou serviço vendido a fundo e, por isso, faz promessas milagrosas que jamais conseguirão ser cumpridas.

É muito importante manter uma relação de transparência com as equipes e reforçar constantemente o posicionamento da empresa para que, no momento do contato do cliente, as expectativas sejam ajustadas e todos estejam capacitados para informar o cliente a respeito do que ele possa querer vir a saber.

9. Invista em treinamentos constantes

No final das contas, a melhor coisa que a sua empresa pode fazer para otimizar o atendimento ao cliente é investir em treinamentos para os colaboradores.

Todos os pontos que listamos acima são resolvidos de forma muito mais ágil quando a equipe sabe o que precisa ser feito e tem as ferramentas para executar o seu trabalho da melhor maneira possível.

A falta de clareza quanto à missão da empresa, política da qualidade, entendimento das metas e até as maneiras mais adequadas de tratar um cliente irritado, são pontos que impactam diretamente no relacionamento com o cliente e podem ser melhorados com treinamentos constantes e direcionados.

Por isso, antes de pensar em trocar toda a equipe de atendimento, ou virar os processos de cabeça para baixo, pare para analisar se o que está faltando não são treinamentos mais focados para direcionar as equipes a prestar excelência no atendimento.

Quer saber por onde começar? Leia o nosso artigo e descubra quais as principais ações de um gestor para treinar a sua equipe!

Nós da CR BASSO, temos expertise para oferecer treinamentos sobre Atendimento ao Cliente, e mesmo, consultoria para conduzir a realização de pesquisas de satisfação de clientes. Outra forma que podemos empregar é a metodologia do Diagnóstico Ouvir Vozes, que valoriza aspectos qualitativos.

Faça-nos contato, compartilhe suas oportunidades e buscaremos as melhores opções para apoiar sua organização em gerar maior valor percebido nas relações com clientes.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: