Avaliacao-de-Resultados-em-Treinamento

COMPARTILHAR POST

Avaliação de Resultados em Treinamento

Educação Corporativa – por que é importante investir?

Na nova economia o capital humano assume importância fundamental na criação de valor. Estudos indicam que até 85% do valor das organizações baseiam-se em ativos intangíveis. A globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto das mudanças e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, vêm exigindo cada vez mais de nossos protagonistas e isso requer capacitação e qualificação profissional.

Investir em pessoas é investir no ativo que irá fazer a diferença na organização, pois são as pessoas que mantém relacionamentos com clientes e fornecedores, são elas que decidem, se comunicam, fazem as escolhas, melhoram processos, enfim o ativo mais importante de uma organização.

É fato que existe uma ênfase crescente por parte do RH em demonstrar que os programas de T&D devem fazer parte do conjunto de investimentos estratégicos da organização e ao mesmo tempo, os altos executivos questionam se os investimentos em treinamentos realmente valem a pena. A questão então é como provar.

“Aqueles preocupados com o custo da educação deveriam antes considerar o custo da ignorância”.

Derek Bok – Ex-Reitor da Universidade Harvard

Qual é então o grande desafio?

O grande desafio está em definir antes do treinamento, o que queremos como resultado da ação. As pessoas sabem que querem investir em melhoria de seu pessoal, porém, não têm claro o que querem de forma mensurável. Tudo que é importante deve ser medido e tudo que é medido pode ser gerenciado. Ora, se não soubermos de forma mensurável o resultado desejado, nunca saberemos se o resultado do treinamento foi atingido?

Metodologias disponíveis para medir resultados em treinamentos

Quando discutimos o tema, beneficiamos-nos dos conceitos de Donald Kirkpatrick – Professor Emérito da Universidade de Wisconsin, criador do modelo de quatro níveis na avaliação de resultados em treinamento.

  • Nível 1 – Avaliação de reação
  • Nível 2 – Avaliação de aprendizagem
  • Nível 3 – Avaliação de mudança de comportamento
  • Nível 4 – Avaliação de resultados (relação custo x benefício)
  • Nível 5 – Avaliação pelo ROI em treinamentos, modelo que podemos atribuir como o quinto nível por Jack Phillips.
  • Nível 6 – Avaliação por Objetivos Mensuráveis (*) por Carlos Basso que podem ou não ser financeiros.

(*) 6º. Nível de Avaliação – BSC

Definimos esta necessidade e atribuímos como SEXTO NÍVEL, pela reflexão e prática da filosofia do Balanced Scorecard – BSC (David Norton e Robert Kaplan), que associa e comprova através da relação de causa efeito os benefícios dos treinamentos aos indicadores da organização. Se investirmos em capacitação e houver motivação para ação, estas irão favorecer a melhoria nos processos e no atendimento que geram satisfação aos clientes. Estes, ao perceber valor agregado compram o que por sua vez, irá favorecer o aumento na receita e consequente favorecimento ao lucro (resultado). O mesmo raciocínio se aplica a organizações sem fins lucrativos. Para os incrédulos, recomendamos que fiquem atentos para aquilo que pode representar em sua organização o “custo oculto” do não treinamento!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: