atitude-profissional

COMPARTILHAR POST

Atitude Profissional

Um dia li uma frase que me chamou a atenção: Num mundo tão cheio de maravilhas,com tantas coisas excitantes para fazer,é uma vergonha tanta escolha para apenas existir, ao invés de viver.

Viver é um ideal que tentamos atingir enquanto existimos. Por isso algumas (ou muitas) coisas acontecem de um modo diferente daquele que lemos em poesias e romances, assistimos nas novelas, presenciamos ou ouvimos de terceiros.

E há um detalhe que passa despercebido para a grande maioria, inclusive nós mesmos: hoje somos diferentes de ontem, física e mentalmente falando. Não abraçamos a mesma pessoa do mesmo modo que ontem, já vivemos experiências nesse período, e elas nos transformaram; não beijamos as pessoas com o mesmo sabor de ontem, nossos corpos são formados de hormônios que sofrem mutações em razão do correr do tempo e daquilo que assimilamos durante nossas existências, então, por conclusão, não somos os mesmos de ontem, e, conseqüentemente, não seremos os mesmos amanhã. Não nos entregamos a uma relação, ou ao trabalho, em termos profissionais, da mesma maneira que no momento antecedente, porque podemos ter acrescido aos nossos sentimentos outros, bons ou ruins, e eles influenciarão no nosso relacionamento e atitudes, para melhor ou para pior.

Seria loucura dizer que mudamos a cada minuto? Não. Temos uma certa estabilidade (prefiro dizer isso a controle), mas ela também é mutável.

Todavia, esse é um atributo inerente ao ser humano, a capacidade de mudar(e isso é ótimo, ao meu ver).

O texto acima se aplica com toda propriedade ao profissional que cada um de nós é. Ao vivenciarmos esta ou aquela situação podemos julgar, ou não, que estamos apenas “cumprindo tabela”, ou seja, uma dada situação nos faz existir, quando não queríamos vivê-la.

De igual maneira a nossa constante “mutação” também tem reflexo em nosso comportamento profissional, sendo praticamente impossível dissociá-la dos acontecimentos produzidos por nós ou gerados por terceiros. Em ambos os casos um outro fator se apresenta mesmo quando não requisitado: a imprevisibilidade.

Traçamos planos, definimos metas e pensamos, claro, nas correções de rumo. Mas até que ponto nós teremos controle sobre o futuro, tanto daquilo que planejamos quanto de nós mesmos?

A resposta exata para tal questão certamente nós jamais teremos, mas saber dessa incerteza gera uma certeza maior ainda: as pessoas mudam, e não se pode fazer uma projeção exata dos acontecimentos futuros, portanto, aceitá-las é tão importante quanto buscar uma solução para os problemas criados por elas mesmas (talvez sem saber o porquê de tal fato).

Até porque nós também temos que prestar contas a alguém a quem nós nos subordinamos hierarquicamente, e esperamos esse tipo de tratamento.

Então por que não oferecê-lo a quem tem por obrigação (melhor dizer compromisso) prestar contas para conosco de suas atividades?

Afinal, como dizer que somos um grupo quando julgamos pessoas e atos no contexto individual, sem considerar as mutações a que todos estamos sujeitos?

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: