Autoavaliação-o-que-é-e-para-o-que-serve-e1627585112706

COMPARTILHAR POST

Autoavaliação: o que é e para o que serve?

A autoavaliação é uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada tanto na esfera profissional quanto na vida pessoal. Em diversas situações, ela se revela fundamental, especialmente para aqueles que aspiram ao crescimento, à evolução e à satisfação em suas carreiras, sobretudo quando se trata de assumir cargos de liderança.

Além disso, como alguém pode gerenciar eficazmente uma equipe sem um profundo autoconhecimento? Se o seu objetivo é alcançar o sucesso profissional e pessoal de forma contínua, a autoavaliação é uma ferramenta poderosa que você não deve subestimar.

Desde a infância, aprendemos a avaliar as situações e a tomar decisões. Assim como, quando uma criança se depara com a escolha entre dois brinquedos, ela inicia um processo de avaliação. É um reflexo natural, mesmo que a criança não perceba.

No entanto, a autoavaliação demanda um processo um pouco mais complexo e demorado. Nesse sentido você vai precisar olhar de forma crítica e à luz de suas crenças e valores, suas próprias características, qualidades, emoções, medos e modo de agir em determinadas situações. Principalmente, em ambiente de pressão e que exige tomada de decisão rápida e, se possível, certeira.

Afinal, o que é Autoavaliação?

A autoavaliação é um processo que vem em seguida do autoconhecimento. São ferramentas que podem mudar seu jeito de pensar e agir e que, se acompanhadas da execução plena de um bom plano de ação, podem significar uma transformação da sua vida. E para melhor.

Durante a autoavaliação, você consegue entender melhor seus potenciais, habilidades e competências. Por outro lado, você também vai avaliar seus pontos de melhoria e lacunas que impedem seu crescimento.

A partir daí, fica bem mais fácil cruzar estas informações com seus objetivos. Com este “diagnóstico” realizado, o ideal é traçar um plano de desenvolvimento individual com as ações necessárias para reforçar seus pontos fortes e ultrapassar possíveis obstáculos. Confira o que será abordado nesse post:

Para que serve a autoavaliação?

Como dissemos, a técnica de autoavaliação pode ser usada na vida pessoal. Mas hoje vamos nos ater ao mundo corporativo. Como todo exercício de reflexão, a aplicação desta ferramenta é bastante enriquecedora na medida em que o seu olhar crítico para você mesmo leva você a aprender a “deletar” os pensamentos negativos e fugir de sua zona de conforto.

Ao reconhecer seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria, você melhora sua autoestima e tem maior clareza de onde e como deve se aperfeiçoar para melhorar seus resultados rumo aos seus objetivos.

Benefícios e situações

Ao fazer a autoavaliação, não caia na armadilha de achar que trata-se de um “mea culpa”. Pelo contrário. O processo não pode ser visto como obrigação e nem como punição. E sim como uma reflexão positiva de quem você é para poder melhorar em diversos aspectos.

De forma a assegurar o pensamento crítico, faça uma avaliação baseada em dados e fatos. Reúna o máximo de informações que garantam que você acerte ao desenhar seu estado atual e ao tomar as decisões que vão para seu plano de ação. Assim, a autoavaliação pode trazer diversos benefícios em situações variadas, tais como:

  • Desenvolvimento de inteligência emocional para dar conta de desafios cada vez mais ousados;
  • Mudança de cargo dentro da própria empresa, seja uma promoção ou não;
  • Preparação para uma mudança grande na empresa em que você trabalha;
  • Análise dos seus valores, crenças limitantes, “suas verdades”;
  • Acompanhamento do seu progresso dentro da organização;
  • Aperfeiçoamento das relações interpessoais;
  • Recolocação profissional no mercado;
  • Escolha da carreira profissional;
  • Análise de desempenho;
  • Transição de carreira

Como fazer sua autoavaliação

O primeiro passo é se concentrar e separar um bom tempo para fazer a autoavaliação sem interrupções que o distraiam. Depois, responda perguntas do tipo: Como anda minha vida profissional? Estou satisfeito com ela? Tenho alcançado meus objetivos traçados até agora? Se não, por que isso não aconteceu? O que falta para me realizar no trabalho?

Quais são minhas prioridades? Estou no caminho correto ou tenho me desviado das minhas metas? Em que devo me dedicar mais? O que preciso fazer para ganhar mais produtividade e satisfação no meu trabalho?

Anote tudo. Depois, liste ocasiões nas quais você se sentiu motivado. Faça o mesmo com as situações em que você de sentiu desmotivado e inseguro. Lembre-se e escreva também quais foram seus comportamentos em momentos importantes da sua vida profissional. Feito isso, é hora de listar com poucas palavras e em duas colunas diferentes e paralelas seus pontos fortes e pontos de melhoria. Mesmo número de linhas para cada coluna.

Descanse. No dia seguinte, faça o seu plano de ações com tudo o que você tem que fazer para mudar a situação que você descreveu até agora. Use o mesmo formato de um projeto profissional. Ou seja, coloque uma ação para cada ou para um grupo de pontos anotados. Anote os respectivos prazos e deixe um espaço para você fazer um acompanhamento periódico.

Quem pode ajudar nesta tarefa?

Dicas finais: Procure um mentor de carreira ou um coach para ajudar neste processo. Quando sua autoavaliação ficar pronta, mostre para seu gestor e/ou algum colega de trabalho. Eles podem enriquecer o material.

Gostou do artigo? Então, agora, curta a página da CR BASSO no Facebook e acompanhe todas as novidades do blog por lá!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: