(11) 5591-3000 [email protected]
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Como contribuir para o desenvolvimento de líderes na sua empresa?

2 de junho de 2016
COMO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES NA SUA EMPRESA?

O líder é o responsável por facilitar, acompanhar e avaliar o desempenho de uma equipe. Ele é a ponte entre os objetivos da empresa e os anseios dos funcionários. A liderança deve inspirar profissionalismo, ética e comprometimento para que os liderados busquem resultados cada vez mais satisfatórios.

Investir no desenvolvimento de líderes garante que o desempenho dos times que eles comandam esteja sempre alinhado com o planejamento estratégico adotado pela empresa, colaborando assim, com o crescimento e a evolução do negócio.

Continue acompanhando este post e saiba como contribuir para o desenvolvimento de líderes na sua empresa.

Banco de talentos

Esforços de captação e desenvolvimento de talentos são essenciais para a valorização eficiente dos recursos humanos da companhia. Trabalhar os resultados dos processos de avaliação de desempenho para identificar talentos e estabelecer uma rotina de cursos, treinamentos e programas de desenvolvimento, ajudam o setor de RH a indicar/ selecionar e capacitar as lideranças existentes e a manter um banco de futuros líderes.

Iniciativa, inovação e bom relacionamento interpessoal são alguns dos critérios que você precisa avaliar para definir o perfil ideal das lideranças da sua empresa. Um bom líder também deve:

  • Saber se expressar comunicando-se com clareza e transparência;
  • Saber escutar com empatia e demonstrar interesse em ajudar os outros;
  • Enxergar com visão de negócio e além do momento atual;
  • Não ter medo de reconhecer erros e saber expor problemas;
  • Oferecer soluções criativas para a resolução de problemas;
  • Ser alegre, estar sempre de bom humor e disposto;
  • Ser aberto, entender e abraçar as diferenças;
  • Ser engajado, colocando em prática as estratégias da empresa;
  • Saber fazer alianças adotando um bom relacionamento com todos;
  • Ser inspirador e servir como exemplo para os demais.

Investir na Educação Corporativa

Investir na capacitação de pessoas é investir no bem mais precioso de uma empresa. São elas que contribuem ativamente para a execução das metas e para o crescimento da companhia. A educação corporativa tem sido adotada com entusiasmo como método para o desenvolvimento de talentos e líderes por empresas do mundo todo.

Por meio da educação corporativa, é possível treinar funcionários sobre as regras ou orientações específicas da empresa, sobre aspectos técnicos e processos operacionais, sobre o uso de sistemas e ferramentas informatizadas, transferindo conhecimentos sobre produtos ou serviços oferecidos pela companhia e especialmente trabalhando questões comportamentais, envolvendo aí a formação e/ou desenvolvimento de líderes. Também é possível desenvolver competências estratégicas direcionadas à gestão do negócio e adequar o conhecimento interno às necessidades do mercado.

Existem 7 princípios básicos que regem a educação corporativa:

  1. Competitividade: a capacitação contínua é reconhecida como diferencial competitivo no universo corporativo. Por meio dela, a empresa consegue inovar em processos e soluções;
  2. Visão para o futuro: a educação corporativa está sempre comprometida com o futuro da organização, colaborando para o planejamento e execução dos objetivos da empresa;
  3. Aproximação: educar os funcionários faz com que eles se sintam mais integrados, mais confortáveis no ambiente de trabalho e livres para colaborar com outras áreas;
  4. Continuidade: a educação corporativa não pode ser percebida como temporária, ela faz parte de um processo contínuo que deve ser incentivado sempre;
  5. Cidadania: a educação deve ser transformadora no âmbito individual, coletivo e social do funcionário e da empresa;
  6. Pensamento sustentável: a educação corporativa deve apoiar os princípios de sustentabilidade e, portanto, compartilhar conhecimentos sempre embasados em valores sustentáveis que garantam a preservação dos recursos naturais, o respeito à responsabilidade social e a preservação econômica do negócio;
  7. Parceria: a educação corporativa é enriquecida quando a organização investe em parceria com palestrantes, cursos, universidades e empresas especializadas.

Capacitar para evoluir

Vontade de aprender, descobrir e agregar conhecimento são características essenciais para qualquer profissional de sucesso. Um investimento constante em capacitação facilita a adaptação aos mais diversos cenários e propicia grandes oportunidades de evolução na carreira.

Cursos, treinamentos, palestras, eventos, feiras, workshops, congressos, simpósios e seminários são algumas das ferramentas úteis no estímulo e desenvolvimento de líderes da sua empresa.

Enfrentar os desafios da liderança

Desenvolver líderes significa prepará-los para enfrentar a realidade do ambiente corporativo de maneira ainda mais profunda. O futuro líder precisa estar ciente dos desafios que cercam essa função. Conheça algumas das principais dificuldades enfrentadas por um líder, segundo o Business Finance Planet:

  • Montar um time: conhecer e reunir as pessoas que integrarão a equipe não é uma tarefa fácil. É preciso inteligência e astucia para reconhecer as habilidades individuais e descobrir como utilizá-las em grupo;
  • Enfrentar conflitos: calma e tranquilidade são características essenciais para que um líder aprenda como gerenciar as crises internas de relacionamento. Ele precisa estar atento às motivações de ambos os lados e saber equilibrar a situação para que ela não saia de controle;
  • Lidar com a diversidade: a diversidade tem crescido como diferencial competitivo no ambiente de trabalho, mas ela também é responsável pelo surgimento de conflitos. O bom líder deve processar todas as opiniões e avaliar o que cabe ou não para aquele momento;
  • Ajustar o tom do time: para que uma equipe alcance resultados extraordinários, todos os integrantes do time devem estar alinhados e falando a mesma língua. É papel do líder garantir que todos tenham clareza das funções que executam e do propósito da empresa.

Liderar para o sucesso

Promover a capacitação contínua para a construção do conhecimento de líderes e colaboradores é investir em um diferencial competitivo que colocará a sua equipe e a sua empresa em destaque no mercado. Profissionais capacitados realizam mais satisfatoriamente suas atividades e conquistam melhores resultados para a companhia. Apostar na educação corporativa é certeza de sucesso e garantia de crescimento pessoal e profissional para todos.

Você já realizou cursos, palestras ou outras ações de capacitação para aprimorar as habilidades de seus líderes? Use os comentários para contar um pouco mais sobre a sua experiência no desenvolvimento de lideranças em sua empresa.

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaborades