como-contribuir-para-o-desenvolvimento-de-lideres

COMPARTILHAR POST

Como contribuir para o desenvolvimento de líderes na sua empresa?

O líder é o responsável por facilitar, acompanhar e avaliar o desempenho de uma equipe. Ele é a ponte entre os objetivos da empresa e os anseios dos funcionários. A liderança deve inspirar profissionalismo, ética e comprometimento para que os liderados busquem resultados cada vez mais satisfatórios.

Investir no desenvolvimento de líderes garante que o desempenho dos times que eles comandam esteja sempre alinhado com o planejamento estratégico adotado pela empresa, colaborando assim, com o crescimento e a evolução do negócio.

Continue acompanhando este post e saiba como contribuir para o desenvolvimento de líderes na sua empresa. Confira o que será abordado nesse post:

Banco de talentos

Esforços de captação e desenvolvimento de talentos são essenciais para a valorização eficiente dos recursos humanos da companhia. Trabalhar os resultados dos processos de avaliação de desempenho para identificar talentos e estabelecer uma rotina de cursos, treinamentos e programas de desenvolvimento, ajudam o setor de RH a indicar/ selecionar e capacitar as lideranças existentes e a manter um banco de futuros líderes.

Iniciativa, inovação e bom relacionamento interpessoal são alguns dos critérios que você precisa avaliar para definir o perfil ideal das lideranças da sua empresa. Um bom líder também deve:

  • Saber se expressar comunicando-se com clareza e transparência;
  • Saber escutar com empatia e demonstrar interesse em ajudar os outros;
  • Enxergar com visão de negócio e além do momento atual;
  • Não ter medo de reconhecer erros e saber expor problemas;
  • Oferecer soluções criativas para a resolução de problemas;
  • Ser alegre, estar sempre de bom humor e disposto;
  • Ser aberto, entender e abraçar as diferenças;
  • Ser engajado, colocando em prática as estratégias da empresa;
  • Saber fazer alianças adotando um bom relacionamento com todos;
  • Ser inspirador e servir como exemplo para os demais.

Investir na Educação Corporativa

Investir na capacitação de pessoas é investir no bem mais precioso de uma empresa. São elas que contribuem ativamente para a execução das metas e para o crescimento da companhia. A educação corporativa tem sido adotada com entusiasmo como método para o desenvolvimento de talentos e líderes por empresas do mundo todo.

Por meio da educação corporativa, é possível treinar funcionários sobre as regras ou orientações específicas da empresa, sobre aspectos técnicos e processos operacionais, sobre o uso de sistemas e ferramentas informatizadas, transferindo conhecimentos sobre produtos ou serviços oferecidos pela companhia e especialmente trabalhando questões comportamentais, envolvendo aí a formação e/ou desenvolvimento de líderes. Também é possível desenvolver competências estratégicas direcionadas à gestão do negócio e adequar o conhecimento interno às necessidades do mercado.

Existem 7 princípios básicos que regem a educação corporativa:

  1. Competitividade: a capacitação contínua é reconhecida como diferencial competitivo no universo corporativo. Por meio dela, a empresa consegue inovar em processos e soluções;
  2. Visão para o futuro: a educação corporativa está sempre comprometida com o futuro da organização, colaborando para o planejamento e execução dos objetivos da empresa;
  3. Aproximação: educar os funcionários faz com que eles se sintam mais integrados, mais confortáveis no ambiente de trabalho e livres para colaborar com outras áreas;
  4. Continuidade: a educação corporativa não pode ser percebida como temporária, ela faz parte de um processo contínuo que deve ser incentivado sempre;
  5. Cidadania: a educação deve ser transformadora no âmbito individual, coletivo e social do funcionário e da empresa;
  6. Pensamento sustentável: a educação corporativa deve apoiar os princípios de sustentabilidade e, portanto, compartilhar conhecimentos sempre embasados em valores sustentáveis que garantam a preservação dos recursos naturais, o respeito à responsabilidade social e a preservação econômica do negócio;
  7. Parceria: a educação corporativa é enriquecida quando a organização investe em parceria com palestrantes, cursos, universidades e empresas especializadas.

Capacitar para evoluir

Vontade de aprender, descobrir e agregar conhecimento são características essenciais para qualquer profissional de sucesso. Um investimento constante em capacitação facilita a adaptação aos mais diversos cenários e propicia grandes oportunidades de evolução na carreira.

Cursos, treinamentos, palestras, eventos, feiras, workshops, congressos, simpósios e seminários são algumas das ferramentas úteis no estímulo e desenvolvimento de líderes da sua empresa.

Enfrentar os desafios da liderança

Desenvolver líderes significa prepará-los para enfrentar a realidade do ambiente corporativo de maneira ainda mais profunda. O futuro líder precisa estar ciente dos desafios que cercam essa função. Conheça algumas das principais dificuldades enfrentadas por um líder, segundo o Business Finance Planet:

  • Montar um time: conhecer e reunir as pessoas que integrarão a equipe não é uma tarefa fácil. É preciso inteligência e astucia para reconhecer as habilidades individuais e descobrir como utilizá-las em grupo;
  • Enfrentar conflitos: calma e tranquilidade são características essenciais para que um líder aprenda como gerenciar as crises internas de relacionamento. Ele precisa estar atento às motivações de ambos os lados e saber equilibrar a situação para que ela não saia de controle;
  • Lidar com a diversidade: a diversidade tem crescido como diferencial competitivo no ambiente de trabalho, mas ela também é responsável pelo surgimento de conflitos. O bom líder deve processar todas as opiniões e avaliar o que cabe ou não para aquele momento;
  • Ajustar o tom do time: para que uma equipe alcance resultados extraordinários, todos os integrantes do time devem estar alinhados e falando a mesma língua. É papel do líder garantir que todos tenham clareza das funções que executam e do propósito da empresa.

Liderar para o sucesso

Promover a capacitação contínua para a construção do conhecimento de líderes e colaboradores é investir em um diferencial competitivo que colocará a sua equipe e a sua empresa em destaque no mercado. Profissionais capacitados realizam mais satisfatoriamente suas atividades e conquistam melhores resultados para a companhia. Apostar na educação corporativa é certeza de sucesso e garantia de crescimento pessoal e profissional para todos.

Você já realizou cursos, palestras ou outras ações de capacitação para aprimorar as habilidades de seus líderes? Use os comentários para contar um pouco mais sobre a sua experiência no desenvolvimento de lideranças em sua empresa.

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: