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Como desenvolver novas lideranças na sua equipe

20 de dezembro de 2019
Como desenvolver novas lideranças na sua equipe

Desenvolver novas lideranças na sua empresa é fundamental para que ela possa ter maior assertividade e sucesso. Afinal, uma boa administração exige líderes habilitados.

Isso porque a rotina de um negócio possui demandas importantes, que devem ser conduzidas por pessoas capacitadas e devidamente treinadas para desempenharem um bom papel na condução da sua equipe.

Um bom líder não surge do nada. Ele passa por diversos aperfeiçoamentos, que vão desde uma formação humana – que possibilita o gerenciamento dos colaboradores -, até uma capacitação técnica, como um curso NR 13, que permitirá o bom desempenho da função.

Para que a sua empresa possa ter bons gestores, você pode escolher entre duas opções: a contratação de profissionais habilitados para tal, assim como desenvolver lideranças dentro da sua equipe atual.

Certamente, buscar a capacitação da sua equipe pode ser uma das melhores estratégias para a sua empresa.

Afinal, um colaborador pode mostrar engajamento e comprometimento e, com isso, você pode investir na formação de uma pessoa que já está dentro do seu time, que já conhece seus processos e que veste a camisa do seu negócio.

Para que você possa fazer isso de maneira mais assertiva, este artigo traz sugestões bastante práticas para implementação de um projeto voltado para a capacitação de líderes da sua empresa, beneficiando o seu negócio.

Quais as características de um bom líder?

O ponto de partida para que você desenvolva novas lideranças na sua equipe exige que você identifique, entre os colaboradores, qual deles possui as características essenciais de um bom gestor.

Entre elas, podemos elencar:

  • A criatividade e a proatividade;
  • A motivação e a ética;
  • A comunicação e a compreensão;
  • A empatia e o respeito.

Um bom gestor está sempre atento a rotina da empresa e buscando formas de trazer benefícios para o estabelecimento. 

Por isso, a criatividade e a proatividade devem ser características marcantes de um bom líder.

Nesse sentido, o profissional se envolve com o negócio e traz sempre ideias e sugestões de melhorias internas.

Isso pode ocorrer tanto para a estrutura do negócio, sugerindo um projeto de prevenção e combate a incêndio, quanto benefícios para os empregados, como a implementação de um banco de horas.

Além disso, a motivação e a ética são essenciais para um bom líder. Isso quer dizer que você presenciará um profissional que busca entregar bons resultados e trazer os seus colegas para o mesmo espírito, sem deixar de seguir as melhores condutas no local.

Um bom gestor também está comprometido com uma comunicação eficiente, ouvindo as queixas e sugestões de clientes e dos colaboradores da sua empresa, compreendendo e oferecendo soluções práticas para a resolução de problemas.

Além disso, ter empatia e respeito é fundamental para que um profissional se torne um bom líder. 

Isso é de grande importância para quem lida com várias outras pessoas durante o dia, sejam elas colegas de profissão ou consumidores do seu estabelecimento.

Por isso, se você possui pessoas com essas características dentro da sua empresa, saiba que ela pode se tornar um bom líder dentro do seu negócio.

Sendo assim, você deve investir em alguns pontos para que o desenvolvimento de novas lideranças ocorra de maneira adequada. Nos próximos tópicos, abordaremos esses elementos.

Participação e integração da equipe

Um bom líder está sempre preocupado em participar e integrar a sua equipe de modo positivo.

Isso quer dizer que durante a produção de coletor de pó industrial, um gestor estará sempre atento ao trabalho, dando o suporte necessário para que o processo possa ocorrer sem riscos ou ser improdutivo.

Para isso, o profissional deverá estar sempre presente, de modo a entender quais as necessidades que os colaboradores apresentam durante o seu expediente e como ele pode trazer melhorias para eles.

Ao integrar a equipe, um líder busca estar antenado com o dia a dia do negócio e busca não apenas benefícios financeiros, mas auxiliar o seu time a encontrar soluções e desenvolver um bom trabalho.

Treinamento é fundamental

Um bom gestor precisa passar por treinamentos, que podem ajudá-lo a moldar a sua atuação na empresa conforme a demanda.

Isso envolve tanto a formação humana, buscando métodos de motivação e capacitação dos colaboradores da equipe quanto o aperfeiçoamento técnico e prático.

Assim, se a sua empresa trabalha com sistema SAT fiscal, um bom líder buscará entender mais sobre como ele funciona e, assim, passar aos colaboradores responsáveis pela emissão de notas fiscais do estabelecimento tudo o que eles precisam saber para isso.

Até porque, nos momentos em que um desses profissionais precisar se ausentar, o gestor pode assumir essa frente, impedindo que o negócio seja prejudicado.

O líder de uma empresa ainda vai estar preocupado em maneiras de facilitar os processos internos e capacitar cada vez mais a mão de obra dos seus colaboradores.

Isso porque ele busca melhorias para o local e para os funcionários, que podem otimizar a sua rotina de trabalho de modo interessante.

Em uma indústria têxtil, por exemplo, o líder vai oferecer um treinamento para que os colaboradores possam começar a produzir calça para uniforme utilizando técnicas mais modernas, que diminuam trabalhos exaustivos e que prezem pela tecnologia na confecção.

Afinal, o treinamento é parte dos processos de uma empresa, focando sempre no aperfeiçoamento dos trabalhos e dos profissionais envolvidos.

Investimento em comunicação

A comunicação sempre foi um elemento fundamental da sociedade, em qualquer local em que as pessoas estejam.

Nas empresas de gerenciamento de obras, assim como em qualquer outro segmento, a comunicação pode ser a chave da resolução de muitas das dificuldades que envolvem a rotina de trabalho.

Por isso, apesar de muitas vezes as reuniões serem vistas como processos chatos dentro de uma empresa, elas podem ser essenciais para que a comunicação seja mais fluida e direta.

É possível investir em diferentes meios para que uma ponte de relacionamento entre gerentes e funcionários seja facilitado, trazendo benefícios para a convivência cotidiana.

Além das reuniões, é válido ressaltar que os e-mails e até mesmo pesquisas de clima organizacional podem ser grandes responsáveis por trazer melhorias internas.

Isso porque em uma dessas pesquisas é possível coletar informações importantes sobre a opinião dos seus colaboradores, que podem mostrar elementos improdutivos dentro da sua gestão.

Desse modo, você possui subsídios para planejar novas ações e desenvolver elementos para que os funcionários sejam atendidos em suas necessidades, trazendo um ambiente de trabalho prazeroso e saudável.

Reconhecimento e bonificações

Um bom líder está sempre pronto para reconhecer o bom trabalho desempenhado pela sua equipe.

Nesse cenário é possível considerar pontos como a proatividade e o empenho em fazer os processos implementados serem mais eficientes e produzirem melhores resultados.

Se uma empresa que comercializa equipamentos para cozinha industrial possui um vendedor que demonstra motivação e bons resultados com a venda de coifa de inox, por exemplo, esse profissional deve ser reconhecido.

Isso envolve desde destacá-lo em uma reunião de rotina até o oferecimento de bonificações para ele.

Não à toa, os bônus e prêmios que uma empresa oferece aos seus funcionários sempre foram um grande estímulo para a melhoria do desempenho, trazendo bons efeitos para o negócio.

Afinal, quanto mais um colaborador se dedica, mais o estabelecimento deve valorizá-lo e recompensá-lo por se destacar entre os demais.

Princípios pautados em empatia

Que funcionário não gosta de ser entendido ao apresentar um problema pessoal ou profissional ao seu gestor? Certamente todos eles.

Por isso, um bom gestor sempre vai mostrar empatia quando um colaborador estiver precisando de suporte, seja na sua vida privada ou na rotina do trabalho.

Acolher as críticas sobre um método ineficiente de controle de horas, assim como as sugestões de melhorias estruturais, pode ser feito de modo receptivo, tornando a participação dos funcionários muito mais interessante.

Em um condomínio, por exemplo, pode ser que o funcionário responsável pelos cuidados com o jardim e a limpeza apresente a sugestão de implementar um sistema de captação de água da chuva para o local, trazendo economia e facilidade.

Se o gestor se mostrar atento e empolgado com a ideia, certamente o funcionário será beneficiado em termos de motivação e na rotina da sua atividade, que poderá ser feita de modo mais eficiente.

Por isso, a empatia é parte fundamental das características de um bom líder, que faz com que a sua equipe produza muito mais e se sinta parte essencial da empresa.

A junção dos elementos tratados neste artigo pode ajudá-lo a identificar um bom líder no quadro de funcionários da sua empresa e propiciar uma formação adequada para ele, trazendo benefícios para o seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

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