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Como garantir uma execução alinhada de seu planejamento estratégico?

24 de outubro de 2016
Como garantir uma execução alinhada de seu planejamento estratégico?

1. Introdução

De acordo com dados do Sebrae, 55% das empresas no Brasil não realizam um planejamento prévio à abertura do empreendimento. Essa mesma cultura se perpetua ao longo da trajetória do negócio, o que muitas vezes tem como consequência, a chamada “morte” dessas empresas.

Das empresas que compreendem a importância do planejamento estratégico, muitas o fazem sem uma frequência anual, esquecendo-se da dinamicidade do mercado, das mudanças bruscas da economia e das várias oportunidades que podem se apresentar, sem contar o acompanhamento da execução de tal plano. Em suma, o planejamento estratégico torna-se mais uma atribuição aos principais gestores da empresa dentro do processo de gestão.

Para mudar essa realidade, é necessário fazer com que desejo e ação caminhem juntos. É preciso tomar um posicionamento e garantir o alinhamento entre o pensar estratégico e a execução por toda a organização. Como fazer isso? Acompanhe neste post!

2. Planejamento vai além do nível estratégico

Boa parte dos gestores e donos de empresas pensam que o planejamento estratégico é um segredo de Estado, e que não pode ser compartilhado com os demais profissionais. Isso é um equívoco, pois ficará difícil se obter o comprometimento dos demais, se não forem envolvidos de alguma maneira. Maior envolvimento, gera maior comprometimento.

Se você não se esforça para que todos saibam o que a empresa almeja no longo prazo, ficará difícil obter o comprometimento de todos na conquista desses resultados.

O desenvolvimento do planejamento estratégico deve contemplar 03 níveis: estratégico, tático e operacional:

  • O nível estratégico é um desdobramento das diretrizes estratégicas representado pelos grandes objetivos (de resultados) como: lucro, receitas, market share, satisfação de clientes, fortalecimento da marca, satisfação dos empregados, inovação, etc.);
  • O nível tático corresponde ao desdobramento do estratégico em objetivos menores (de esforços) através do questionamento dos fatores críticos de sucesso, sendo de responsabilidade de cada unidade de negócio, departamento/ área (operação, comercial, financeiro, marketing, gestão de pessoas, etc.).
  • O nível operacional trata do detalhamento das ações que deverão ser executadas para cumprir os objetivos táticos e deve ser feito com a colaboração dos funcionários diretamente envolvidos nas ações. Sugerimos o uso do modelo 5W2H.

Em outras palavras, a execução do planejamento estratégico é de responsabilidade de todos, não só da diretoria, não só dos gerentes, mas de todos os profissionais que fazem parte da empresa. Isso não quer dizer que 100% dos funcionários devem participar, mas representantes dos mesmos devem ser selecionados para etapas específicas do processo. Quando se faz esse exercício de desdobramento e detalhamento do planejamento e se comunica a toda a empresa, é que de fato inicia uma execução alinhada.

3. Comunicação interna é fundamental

Depois de realizar todos os estudos e análises internos e externos, definir os objetivos de curto, médio e longo prazo, traçar o plano de ação e formalizar o planejamento, nada de engavetar o trabalho. É hora de comunicar o plano para toda a empresa.

O ápice do desempenho de uma empresa é atingido quando a estratégia é comunicada de maneira eficiente e coerente, com objetividade e clareza para todos os níveis organizacionais. Por esse motivo, muitas empresas de sucesso tornam a apresentação do planejamento, a cada ano, um grande momento para os funcionários, ocasião em que se busca sensibilizá-los quanto às expectativas expressas no planejamento, quais os principais resultados a serem alcançados e onde a empresa dará maior ênfase.

É importante ressaltar que a comunicação interna tem um papel fundamental na disseminação de objetivos e metas, socializando as informações nos mais diferentes níveis hierárquicos e transformando o que pode ser visto como obrigação, em um fator de motivação e engajamento.

Tenha em conta que, para manter a execução do planejamento alinhada, a comunicação não pode ser pensada com ações isoladas. É necessário tê-la como um processo contínuo e consolidado no ambiente organizacional.

4. Capacitação contínua é a chave do sucesso

Ter sucesso na execução do seu planejamento estratégico depende de uma equipe altamente capacitada e com um ótimo nível de compreensão sobre quais são os objetivos da organização.

Deixar claro quais são as responsabilidades de cada um não é suficiente se os profissionais envolvidos não tiverem as ferramentas teóricas e práticas para desempenharem suas atividades com excelência. É nesse sentido que um programa de treinamento e capacitação contínuo pode contribuir para que você mantenha o alinhamento das ações na execução do planejamento.

Programas de treinamento e de desenvolvimento, ajudam a fortalecer as competências de cada profissional, no intuito de que elas contribuam para o bom desempenho das atividades e o atingimento dos resultados. Além disso, ocorre um empoderamento dos funcionários, de modo a tomarem mais iniciativas por conta própria em relação às suas responsabilidades, tornando o ambiente empresarial mais propício à inovação e à colaboração.

Tomar iniciativa significa tomar decisões, assumir responsabilidades, agregando valor a cada atividade cumprida. Tomar iniciativa também é envolver-se verdadeiramente com a empresa na qual se trabalha, sentir-se parte tanto do planejamento, quanto da execução e dos resultados alcançados.

O ponto-chave para que esse nível de comprometimento aconteça é um processo contínuo de aprendizagem organizacional, o qual também deve estar alinhado à estratégia corporativa central.

5. Monitoramento de resultados garante a eficácia

Quando você constrói um planejamento estratégico, está delineando os caminhos da empresa rumo ao sucesso. Prevê cenários e tendências, identifica necessidades, cria oportunidades de crescimento. E, para você ter certeza de que está desempenhando um bom trabalho e seguindo o plano traçado, é preciso monitorar os resultados.

O monitoramento através de indicadores de performance é a melhor maneira de se certificar de que a execução do planejamento segue alinhada ao que foi pensado anteriormente. Entretanto, tome cuidado, para focar os indicadores que realmente importem, ou seja, que demonstrem com clareza se o empreendimento está evoluindo em seus objetivos ou não. A filosofia do Balanced Scorecard – Robert Kaplan e David Norton, pode auxiliar no melhor uso do mapa de indicadores.

Em termos de treinamento e desenvolvimento, por exemplo, monitore indicadores que possam revelar o impacto da aprendizagem no ambiente laboral, como índices de produtividade; satisfação do cliente, qualidade; retrabalho; turnover e absenteísmo, entre outros.

Comprometa-se em atuar firmemente na correção de desvios e não deixe de rever o planejamento periodicamente, afinal, o mercado muda constantemente e afeta seu negócio tanto interna quanto externamente. Tenha sempre em mente que o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que direciona suas ações, e não as engessa.

Como você deve ter percebido, do desenvolvimento à execução do planejamento estratégico, este depende e muito, das pessoas que estão envolvidas no processo. Nesse sentido, se faz necessário investir em políticas e estratégias de gestão de pessoas bastante consistentes, que sejam capazes de superar os diversos obstáculos da atualidade. Quer saber de que desafios nós estamos falando? Confira agora mesmo neste post!

A CR BASSO é uma empresa especialista em desenvolver, em conjunto com os executivos da empresa, e introduzir formalmente o planejamento estratégico seguido do painel de bordo alinhado com a filosofia do Balanced Scorecard – BSC.

Compartilhe suas necessidades e nossa equipe terá prazer em buscar uma solução conjunta. Conte conosco.


Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog

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