Como-lidar-com-diferentes-perfis-comportamentais-no-trabalho-v3-e1627588486992

COMPARTILHAR POST

Como lidar com diferentes perfis comportamentais no trabalho

Vivemos num mundo composto de pessoas com personalidades distintas, construídas por aspectos culturais, inatos e experiências de vida variadas. Existem vários estudos que auxiliam a identificar e classificar diferentes traços comportamentais. Estas pesquisas são muito importantes para organizações montarem seus quadros de profissionais e para que indivíduos entendam como devem lidar com pessoas de personalidades distintas.

Para este post, analisamos os perfis profissionais detalhados no estudo da dominância cerebral, que analisa diferentes comportamentos de acordo com as regiões dominantes dos cérebros de indivíduos. Sugerimos abaixo algumas formas de lidar com profissionais de cada um dos diferentes estilos detalhados no estudo.

Lembramos que todos apresentamos atributos de todos os quatro perfis, não somos limitados a um deles exclusivamente, porém, características e comportamentos demonstram a dominância de um ou mais perfis. Estas ficam claras ao longo da convivência e podem também ser reveladas através de questionários comportamentais.

Entusiastas (Experimentais)

EntusiastaCaracterísticas: profissionais com perfis entusiastas normalmente são criativos que preferem trabalhar em projetos variados e diferentes ao longo de suas carreiras. Sempre interessados em reciclar seu conhecimento sobre suas áreas de atuação e desenvolver novas técnicas e processos para seus trabalhos, estes profissionais são essenciais para o desenvolvimento de novos projetos e inovação de uma organização.

Como lidar com este perfil: como são profissionais adeptos a novas ideias e processos, é importante sempre ter novidades para se trabalhar bem com um entusiasta.

Pode ser um desafio para este profissional realizar tarefas repetitivas e cotidianas e é preciso cuidado também para manter seu foco na finalização de projetos existentes, já que a tendência é que este profissional priorize a concepção de novos projetos.

Entusiastas tendem a dar menos atenção também a números e análise de sucesso de projetos. Uma boa forma de motivacioná-los para esta parte dos projetos é pedir para que eles criem os relatórios que serão necessários ao fim da atividade.

Controladores

ControladorCaracterísticas: trabalhadores com perfil controlador são excelentes implementadores e executores de diferentes projetos. A tendência é que sejam profissionais mais independentes e dinâmicos, que apreciam realizar projetos de forma eficaz e ligeira. Tem dificuldades para trabalhar com procedimentos burocráticos e atrasos, e nem sempre conseguem trabalhar tão bem em equipe.

Como lidar com este perfil: é preciso jogo de cintura para não deixar profissionais controladores se tornarem mini-ditadores em projetos. Também é interessante evitar confrontos diretos que podem causar problemas de relacionamento na equipe.

Pergunte a opinião dos controladores na hora de dividir tarefas, e seja questionador. Ao invés de dizer que sua ideia é melhor para um projeto, pergunte se ele considerou os pontos que você considera fortes para o seu argumento, por exemplo.

O segredo é conquistar o apoio de pessoas com perfis controlador para suas ideias, a imposição de ordens normalmente não é bem recebida por profissionais com esse perfil.

Relacionais

RelacionalCaracterísticas: como o nome já deixa claro, aqueles que apresentam perfil relacional valorizam uma boa conexão com seus colegas de trabalho. Quem apresenta traços característicos desse perfil valoriza sua interação com o grupo e tende a se sair melhor em trabalhos em equipe. Tendem a ter boa capacidade de empatia e de ouvir a opinião dos seus colegas e contatos profissionais.

Como lidar com este perfil: atenção ao apelo emocional dos projetos e estímulos motivacionais também são elementos que profissionais relacionais valorizam.

Suas características pessoais são favoráveis ao trabalho em equipe, portanto uma comunicação eficaz, transparente e feedback frequente são hábitos interessantes quando se coordena.


Analíticos

AnaliticoCaracterísticas: o foco em dados, fatos e números é a principal característica dos profissionais com perfil analítico. Suas decisões tendem a ser calculadas de acordo com resultados históricos e normalmente evitam riscos e novos procedimentos.

Como lidar com este perfil: basear seus argumentos com fatos e dados é o mais importante ao lidar com colegas analíticos. Sempre cheque se seus números estão corretos e de acordo com os procedimentos internos da empresa.

Profissionais com perfis mais analíticos podem também ter uma aversão a riscos e desconfiança para testar novos processos. Uma solução para estimular um profissional com este perfil a ser mais aberto a mudanças, é apresentar novas ideias como um projeto científico a ser analisado: quais são os resultados esperados e de que forma estes devem ser medidos.

Fonte: Adzuna Brasil

(Créditos das imagens: Freepik.com)

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: