como-pedir-aumento

COMPARTILHAR POST

Como pedir Aumento

Em primeiro lugar o profissional deve fazer um levantamento de qual tem sido sua contribuição à organização em que trabalha. Isso exige uma autoanálise e imparcialidade. Deve também levar em conta os feedbacks recebidos de seu gestor, bem como; sua avaliação por desempenho e competência, seus trabalhos mais recentes, sua iniciativa, espírito de equipe, foco nas relações de cliente interno e externo, nível de colaboração dentro da equipe, colaboração com outras equipes etc.

Quando você contribui dentro e fora da equipe, os demais profissionais da empresa “conspiram” a seu favor. Como isso está acontecendo em seu caso?

Outro aspecto a considerar é qual a política salarial interna da empresa quanto a cargos e salários? Existe? Você tem conhecimento de como funciona? Sabe em qual escala está dentro das faixas salariais praticadas pela empresa? O departamento/área comporta aumento de salário? O gestor tem autonomia para elevar salário? Boa parte das vezes ele não tem autonomia, ainda que quisesse fazer um ajuste salarial. Em outros momentos a empresa está passando por dificuldades etc. o que não permite elevação salarial.

Quanto ao tempo, não existe uma regra, porém devemos considerar alguns aspectos como ideal ao longo de nossa carreira:
Promoção anual; aumento salarial anual mesmo sem promoção; e até mesmo uma transferência de função para atribuições de maior complexidade, tudo isso vai construindo uma condição de merecimento de aumento salarial.

Quanto a regras de etiqueta, vale considerar o que vem ocorrendo no dia a dia das relações com o superior imediato. Qualquer tentativa de criar um ambiente artificial pode “pegar mal” nesse momento. Seja natural. Procure encaixar o assunto em forma de sondagem num primeiro momento, dando a entender suas intenções. A leitura das reações do outro são fundamentais para você prosseguir em suas reivindicações.

Somente após a proposta informal é que deve ser formalizado seu pedido. Detalhe: neste momento esteja preparado para a resposta que pode não ser positiva, e dependendo da maneira como ocorrer, você poderá ser riscado da lista de potenciais para futuro aproveitamento pelo gestor.

Quanto a quantia também não há uma regra. Se o profissional conhece a política de cargos e salários, poderá reivindicar um nível a mais, ou então estabelecer um percentual. Saiba que quanto maior o valor que você pedir, poderá constituir maior grau de dificuldade em ser atendido. Se preciso dar um número, Eu diria 10%; mas cada caso é um caso.

O que fazer quando a resposta for “não”?

No caso de resposta negativa, e dependendo da maneira como você abordou, não lhe restará alternativa, senão pedir demissão. Portanto, esteja preparado. Sempre é importante compreender os motivos do outro para a não concessão, que podem ser: restrições de política interna, momento não adequado, avaliação de competência ou desempenho com gap’s, desinteresse do gestor etc. É nesta hora que o profissional precisa encarar de forma assertiva o resultado de seu intento e o que irá fazer a seguir. Fazer comparações é entrar num campo muito perigoso. Há uma lenda sobre isso para quem pede aumento…

Se a opção for apelar mencionando a questão de aluguel, filhos, escola, transporte, doença na família e dependendo do gestor, o uso desses argumentos poderá constituir em uma tática. Saiba, porém, que só funciona uma vez e ainda que você apelará para o emocional e não para o profissional.

Acima de tudo conheça sua empresa, o potencial de carreira que ela representa para você, faça sua autoanálise e busque feedbacks de pessoas neutras e de seu superior imediato, identifique seus gap’s.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: