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Comunicação Assertiva: Comece hoje mesmo a desenvolver esta habilidade

13 de novembro de 2017
Comunicação Assertiva: Comece hoje mesmo a desenvolver esta habilidade

A comunicação assertiva é uma das principais habilidades de profissionais de sucesso. Na prática, profissionais assertivos se diferenciam no mercado, pois têm mais capacidade de transmitir informações de forma clara, possuem bom relacionamento interpessoal, executam os processos da empresa de forma mais rápida e alcançam metas e objetivos com muito mais produtividade e efetividade.

É certo que muito tem se falado sobre esse tipo de comunicação, principalmente nas organizações. Mas, afinal, o que é? A assertividade pode ser entendida como um comportamento direto, verdadeiro e dinâmico. Pessoas com essa característica transmitem informações dizendo exatamente aquilo que pretendem dizer. Basicamente é fazer o que tem que ser feito e dizer o que tem que ser dito, respeitando o direito e o espaço do outro.

Para ser assertivo é preciso ser agressivo?

É muito comum as pessoas confundirem assertividade com agressividade, pois entendem que adotar uma postura clara, objetiva e coerente é o mesmo que falar o que quiser sem se preocupar com o próximo, mas não é nada disso. Assim como o comportamento agressivo, agir com passividade também não é positivo nem no ambiente organizacional, com os colegas de trabalho e o chefe, e nem no convívio social, com pessoas próximas, como familiares e amigos.

No ambiente organizacional, possuir funcionários que dominem a habilidade da comunicação assertiva é tão necessário porque esse tipo de colaborador não deixa dúvidas quanto às suas intenções, seus motivos e à forma pela qual busca seus objetivos, transmitindo confiança em relação aos demais com quem convive ou negocia. Os dois pilares que sustentam essa habilidade é a autoconfiança e o autorrespeito!

Uma situação bem comum no trabalho é quando o gestor precisa comunicar à sua equipe a realização de uma nova tarefa. Se ele não comunica de forma clara, ou o faz de maneira parcial, as chances de a equipe executar a atividade de maneira não satisfatória são muito maiores. Agora, nessa mesma ocasião, se o gestor comunica e capacita a equipe de forma clara, objetiva e coerente, dizendo o que precisa ser dito e fazendo o que precisa ser feito, as chances do seu processo ser executado com mais produtividade e dentro do que é esperado são muito maiores.

A importância da comunicação com seus colaboradores

Mas é bom lembrar, para que uma empresa possa atingir suas métricas de desempenho no ambiente externo, é necessária uma comunicação interna bem articulada. A comunicação interna é aquela voltada para os funcionários da empresa.

Do estagiário ao CEO — mais alto cargo de uma empresa —, todos possuem um papel significante para que a empresa possa funcionar. Seja a criação, implementação, planejamento, controle, venda e pós-venda. Todas as atividades envolvem e dependem de pessoas para que possam ser controladas e/ou executadas com sucesso.

No ambiente interno, a adequada comunicação possibilita o alinhamento, engajamento e comprometimento de toda a equipe de trabalho em busca dos objetivos organizacionais. Com isso, é possível melhorar o clima organizacional e, de quebra, aumentar a produtividade do negócio.

É preciso saber se comunicar!

Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias palavras.

Ela precisa ser direta ao ponto, mas isso não significa que precisa ser rude. Lembre-se que ser assertivo é diferente de ser agressivo ou passivo.

Imagine que um membro da sua equipe fez a entrega de um projeto sem atender às expectativas e com baixa qualidade. Você tem três maneiras de dizer isso:

”Esse projeto está muito ruim, você não tem capacidade de fazer melhor!”

”Você é um bom funcionário, mas esse projeto está muito ruim.”

”Esse projeto não atende às expectativas do que foi esperado. Você é um ótimo funcionário e tem total potencial para melhorá-lo. Posso contar com você?’’

Nos três exemplos, foi falada a mesma coisa, com conotações diferentes. A primeira frase é mais agressiva, a segunda um pouco menos e a terceira promove mais motivação, porque o funcionário vai querer fazer algo melhor porque você depositou confiança nele!

O que as empresas ganham promovendo uma comunicação mais assertiva?

Com uma equipe que promova a assertividade, as chances de os conflitos surgirem é muito menor. Existindo menos situações conflituosas e desgastantes no relacionamento interpessoal, a equipe minimiza a tensão física e mental, abrindo-se possibilidades para que as pessoas tenham relações de trabalho mais saudáveis e construam mais credibilidade e respeito entre elas, já que a comunicação assertiva favorece a relação entre as pessoas de forma mais verdadeira e segura.

Comunicação assertiva que gera bons resultados

O mercado de trabalho e as empresas têm exigido cada vez mais habilidades comportamentais de seus colaboradores e a assertividade se torna um diferencial, afinal de contas, ela contribui para o bom desenvolvimento das equipes e gera resultados satisfatórios para a organização.

Confira algumas dicas práticas que o ajudarão a ser mais assertivo:

  • Escute o que o outro está falando.
  • Seja sempre direto para não parecer que está inseguro, com medo ou dando voltas na situação sem necessidade. Qual informação você precisa comunicar?
  • Cuidado para não ter uma expressão corporal agressiva e intimidadora.
  • Sempre pense como estaria no lugar da outra pessoa.
  • Tenha certeza de que o outro está acompanhando o seu raciocínio.
  • Use sempre a mesma linguagem de quem está conversando para gerar entendimento.

Desenvolvendo a assertividade

Desenvolver uma comunicação assertiva não é tão simples, mas a boa notícia é que é possível! Muitos profissionais possuem uma postura inadequada que atrapalha o desenvolvimento desta habilidade tão essencial para os dias atuais. Para ajudá-lo em seu desenvolvimento, coloque em prática as dicas apresentadas e mais:

Busque por capacitação

Para ter uma comunicação assertiva, não basta ter conhecimento técnico, é importante, primeiro, saber claramente quais competências comportamentais sua empresa espera de você, segundo, analisar quais são seus pontos fortes e o que precisa melhorar e, com base nisso, buscar capacitação e estudo dentro da função que exerce ou que pretende exercer dentro da empresa.

Invista no autoconhecimento

Esteja consciente de quem você é na essência, descubra quais são suas características principais, que fazem você agir da forma que age, ser quem você é ou ter os resultados que você tem. A partir do momento que existe a consciência do que precisa ser melhorado, fica muito mais fácil de promover as mudanças comportamentais necessárias!

Tenha conhecimento do que fala

Evite falar sobre assuntos que você não tem total conhecimento. Busque informações e tenha experiência sobre o que você quer dizer, leia bastante, se atualize, tenha domínio sobre a sua comunicação verbal e treine sua capacidade de argumentação. Quando você aborda um tema não muito conhecido, seus argumentos podem ser prejudicados e, caso o seu ouvinte tenha mais conhecimento sobre o assunto, a chance de sua credibilidade ser prejudicada é maior.

Preste atenção à linguagem oral

Muitas pessoas se preocupam com a linguagem escrita e não prestam atenção na própria fala. Quando não utilizada de forma adequada, a nossa fala pode gerar dupla interpretação, por isso, use argumentos claros, defenda seu ponto de vista com flexibilidade e respeite o seu ouvinte.

E mais uma vez lembre-se: estabeleça e mantenha relações de confiança, baseadas na lealdade, no respeito e equilíbrio entre os seus próprios interesses e os interesses dos seus superiores, pares ou subordinados.

E então, pronto para se comunicar de modo eficiente com seu público de interesse? Deixe seu comentário em nosso post e enriqueça nosso conteúdo com sua opinião!


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

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