Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Contratação de Executivos que é um Sucesso

15 de junho de 2015
Contratação de Executivos que é um Sucesso

A oferta de mão-de-obra é grande. Mesmo assim, não é fácil contratar a pessoa certa. Muitas empresas têm feito a decisão de contar com a experiência da consultoria externa. Buscam suporte de quem dispõe de ferramentas eficazes de seleção, sem perder tempo e foco na cultura da organização.

Como lidar com o desafio de contratar a pessoa certa

Um dos maiores desafios corporativos tem sido atrair novos talentos, que tragam inovações e que principalmente venham somar forças para formar times campeões.
Uma pergunta presente nestes processos de busca por um profissional é: O que realmente esperamos do candidato?
As dificuldades, então, começam a aparecer pois a procura está longe de simplesmente focalizar cargos e perfis.
Vale aqui abrir espaço para uma breve reflexão sobre o momento por que passamos. Há muita discussão sobre as questões sociais, mas pouca coisa se ouve em relação à geração de novos empregos. A oferta de mão-de-obra é crescente, mas mesmo assim, não é fácil contratar, ou melhor, não é fácil contratar a pessoa certa.
Isso pode parecer contraditório, mas não é. Além de pessoas capacitadas, as empresas buscam profissionais que estejam sintonizados com as competências essenciais ao negócio e que possam entender e se adaptar à cultura da organização.
Percepção, adaptação e flexibilidade passam a ser qualidades extremamente valorizadas.
A expectativa é ir além do que se espera da função. Quem chega se transforma em emissário de idéias, agente de mudanças e inovações. Precisa ter abertura para assumir novas culturas e disponibilizar seus conhecimentos e experiências, que devem ser capturados e socializados na construção do conhecimento da empresa.

Quando a Consultoria é parceira que dá resultados

É comum vermos, mesmo em profissionais experientes, dúvidas sobre a melhor maneira de se localizar a pessoa certa. Recrutamento interno, indicações, sites de currículos, anúncios em jornais e consultorias especializadas são as alternativas mais usadas.
Muitas empresas têm feito a decisão de contar com a experiência da consultoria externa – buscam suporte de quem sabe e dispõe de ferramentas eficazes para lhes apresentar os profissionais certos, sem perda de tempo e esforços, com foco nas necessidades e na cultura da organização.
A consultoria não é a única opção ao se tratar da busca de profissionais, mas é uma solução que envolve parceria. Parceria, por sua vez, envolve sintonia, compromisso, experiência para entender a cultura empresarial e respeitá-la na hora de buscar no mercado os profissionais certos.
Um exemplo recente foi o da Consultoria CR Basso, que passou por uma experiência muito positiva prestando consultoria na seleção de executivos.
Seu cliente, a Festpan, empresa distribuidora de produtos para panificação e confeitaria, tinha como necessidade contratar um profissional para a área comercial. Este profissional seria responsável pela gestão da área e deveria trazer novos desafios e estímulos aos funcionários.
O sucesso da CR Basso foi justamente perceber rapidamente quais eram as necessidades reais da empresa, bem como sua cultura organizacional e as competências que deveriam ser diferenciais. ¨Eu já estava procurando este profissional há 4 meses e ainda não tinha chegado a bons resultados¨, lembra o administrador da empresa, Pedro Luiz Marcelo.
Satisfeito com o resultado, Pedro Luiz pôde em poucos dias entrevistar os candidatos. Segundo ele, a falta de tempo e de ferramentas técnicas para avaliar o perfil estavam dificultando encontrar a pessoa certa. A consultoria foi direto ao ponto, atuou de forma precisa no levantamento das expectativas e das características da Festpan. Durante todo o processo, a consultoria mostrou claramente que sabia aonde queria chegar, descreve o administrador da empresa.
Além disso, Pedro Luiz reconhece outras vantagens decisivas na consultoria da CR Basso:

  • A seriedade e a ética de todo o processo tanto no respeito à imagem da Festpan como no tratamento dado aos candidatos
  • A aplicação eficiente de testes e dinâmicas de grupo
  • Aimparcialidade e a falta de entraves e favoritismos
  • O acompanhamento durante e depois da contratação

Sucesso na formação de um time campeão

Desse processo, o melhor da estória foi que a empresa resolveu contratar não um, mas dois profissionais selecionados e apresentados pela CR Basso. ¨A segunda contratação já estava planejada, simplesmente resolvemos adiantá-la para não perder os profissionais escolhidos pela consultoria, já que eles eram exatamente o que estávamos procurando, relata Pedro Luiz.
Para Vitor Manuel de Garcia, presidente e fundador da Festpan, a CR BASSO foi rápida em perceber do que a empresa precisava. ¨O que se espera dos novos contratados é que eles tragam novas idéias, sejam criativos ao estimular, desafiar e gerenciar a equipe de vendas¨, finaliza o presidente.
O mais curioso foi notar como todos estão sintonizados e alinhados em relação às expectativas. “Sentimos que estamos aqui para oxigenar e trazer inovações para a Festpan¨ sintetizaram Alexandre de Nadai dos Santos e Renato Vargas, os profissionais contratados, que se encontram em pleno processo de integração e que esperam logo estar ajudando a construir a Festpan de amanhã”.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaborades