contratação-de-executivos

COMPARTILHAR POST

Contratação de Executivos que é um Sucesso

A oferta de mão-de-obra é grande. Mesmo assim, não é fácil contratar a pessoa certa. Muitas empresas têm feito a decisão de contar com a experiência da consultoria externa. Buscam suporte de quem dispõe de ferramentas eficazes de seleção, sem perder tempo e foco na cultura da organização. Confira o que será abordado nesse post:

Como lidar com o desafio de contratar a pessoa certa

Um dos maiores desafios corporativos tem sido atrair novos talentos, que tragam inovações e que principalmente venham somar forças para formar times campeões.
Uma pergunta presente nestes processos de busca por um profissional é: O que realmente esperamos do candidato?
As dificuldades, então, começam a aparecer pois a procura está longe de simplesmente focalizar cargos e perfis.
Vale aqui abrir espaço para uma breve reflexão sobre o momento por que passamos. Há muita discussão sobre as questões sociais, mas pouca coisa se ouve em relação à geração de novos empregos. A oferta de mão-de-obra é crescente, mas mesmo assim, não é fácil contratar, ou melhor, não é fácil contratar a pessoa certa.
Isso pode parecer contraditório, mas não é. Além de pessoas capacitadas, as empresas buscam profissionais que estejam sintonizados com as competências essenciais ao negócio e que possam entender e se adaptar à cultura da organização.
Percepção, adaptação e flexibilidade passam a ser qualidades extremamente valorizadas.
A expectativa é ir além do que se espera da função. Quem chega se transforma em emissário de idéias, agente de mudanças e inovações. Precisa ter abertura para assumir novas culturas e disponibilizar seus conhecimentos e experiências, que devem ser capturados e socializados na construção do conhecimento da empresa.

Quando a Consultoria é parceira que dá resultados

É comum vermos, mesmo em profissionais experientes, dúvidas sobre a melhor maneira de se localizar a pessoa certa. Recrutamento interno, indicações, sites de currículos, anúncios em jornais e consultorias especializadas são as alternativas mais usadas.
Muitas empresas têm feito a decisão de contar com a experiência da consultoria externa – buscam suporte de quem sabe e dispõe de ferramentas eficazes para lhes apresentar os profissionais certos, sem perda de tempo e esforços, com foco nas necessidades e na cultura da organização.
A consultoria não é a única opção ao se tratar da busca de profissionais, mas é uma solução que envolve parceria. Parceria, por sua vez, envolve sintonia, compromisso, experiência para entender a cultura empresarial e respeitá-la na hora de buscar no mercado os profissionais certos.
Um exemplo recente foi o da Consultoria CR Basso, que passou por uma experiência muito positiva prestando consultoria na seleção de executivos.
Seu cliente, a Festpan, empresa distribuidora de produtos para panificação e confeitaria, tinha como necessidade contratar um profissional para a área comercial. Este profissional seria responsável pela gestão da área e deveria trazer novos desafios e estímulos aos funcionários.
O sucesso da CR Basso foi justamente perceber rapidamente quais eram as necessidades reais da empresa, bem como sua cultura organizacional e as competências que deveriam ser diferenciais. ¨Eu já estava procurando este profissional há 4 meses e ainda não tinha chegado a bons resultados¨, lembra o administrador da empresa, Pedro Luiz Marcelo.
Satisfeito com o resultado, Pedro Luiz pôde em poucos dias entrevistar os candidatos. Segundo ele, a falta de tempo e de ferramentas técnicas para avaliar o perfil estavam dificultando encontrar a pessoa certa. A consultoria foi direto ao ponto, atuou de forma precisa no levantamento das expectativas e das características da Festpan. Durante todo o processo, a consultoria mostrou claramente que sabia aonde queria chegar, descreve o administrador da empresa.
Além disso, Pedro Luiz reconhece outras vantagens decisivas na consultoria da CR Basso:

  • A seriedade e a ética de todo o processo tanto no respeito à imagem da Festpan como no tratamento dado aos candidatos
  • A aplicação eficiente de testes e dinâmicas de grupo
  • Aimparcialidade e a falta de entraves e favoritismos
  • O acompanhamento durante e depois da contratação

Sucesso na formação de um time campeão

Desse processo, o melhor da estória foi que a empresa resolveu contratar não um, mas dois profissionais selecionados e apresentados pela CR Basso. ¨A segunda contratação já estava planejada, simplesmente resolvemos adiantá-la para não perder os profissionais escolhidos pela consultoria, já que eles eram exatamente o que estávamos procurando, relata Pedro Luiz.
Para Vitor Manuel de Garcia, presidente e fundador da Festpan, a CR BASSO foi rápida em perceber do que a empresa precisava. ¨O que se espera dos novos contratados é que eles tragam novas idéias, sejam criativos ao estimular, desafiar e gerenciar a equipe de vendas¨, finaliza o presidente.
O mais curioso foi notar como todos estão sintonizados e alinhados em relação às expectativas. “Sentimos que estamos aqui para oxigenar e trazer inovações para a Festpan¨ sintetizaram Alexandre de Nadai dos Santos e Renato Vargas, os profissionais contratados, que se encontram em pleno processo de integração e que esperam logo estar ajudando a construir a Festpan de amanhã”.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: