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A gestão estratégica da responsabilidade social nas empresas

23 de outubro de 2015
Responsabilidade Social

Gestão da Responsabilidade Social

Cresce a cada ano a implantação de programas de responsabilidade social nas empresas brasileiras e deverá crescer ainda mais com a entrada em vigor da ISO 26000, específica sobre o tema, prevista para 2008.

Essa norma certamente fará com que esses programas, hoje ainda concentrados predominantemente em grandes empresas, sejam praticados também pelas médias e pequenas, como ocorreu com a ISO-9000.

Mas, implantar programas de responsabilidade social para quê? Para mostrar que os empresários têm bom coração, respeitam ao próximo e o meio-ambiente ou têm sensibilidade quanto à cidadania? Evidentemente que não. Esses aspectos são apenas parte de um contexto, muito mais abrangente: a utilização dos programas de responsabilidade social como instrumento estratégico, ou seja, direcionados para efetivas ações sócio-ambientais que dêem maior competitividade à empresa.

Apesar de ter melhorado nos últimos anos, ainda há, em nosso país, mal-entendimento e certa dispersão a respeito da responsabilidade social nas empresas.

Se fizermos uma análise rápida sobre a evolução dos programas de responsabilidade social, veremos que a primeira fase, chamada de embrionária, é a de filantropia, realizada pela empresa em ações assistencialistas por meio de doações de recursos financeiros, produtos e materiais a instituições de caridade. Essa fase se caracteriza principalmente por não ter vínculo com o negócio da empresa, ser pontual, sem gestão formalizada e desprovida de avaliação dos resultados.

A segunda fase, conhecida como intermediária, já com alguma estrutura, mostra certa relação com o negócio da empresa, é menos assistencialista, com gestão relativamente formalizada, preocupa-se com questões ambientais e apresenta algum tipo de avaliação dos resultados. Nessa fase, utilizando programas públicos, a empresa pode se beneficiar de incentivos fiscais e de deduções tributárias. Um indicativo dessa fase é a publicação e divulgação de relatórios e balanços sociais.

A terceira fase, conhecida como a da maturidade, tem total vínculo com o negócio da empresa, estrutura formalizada e profissional, foco em questões sócio-ambientais, intra e extra muros. Além de continuar a se beneficiar das vantagens legais, passa a ter ganhos de competitividade advindos dos resultados das ações do programa de responsabilidade social.

Essas fases não são excludentes nem seqüenciais; uma empresa pode ter atingido a fase de maturidade e conviver com a fase embrionária ou nem ter passado pelas outras duas.

A “entrada” da empresa na terceira fase se dá pela estruturação da gestão da responsabilidade social, à semelhança da gestão da qualidade total: definições da missão, de políticas, estabelecimento de estruturas, de comitês, de planos de ações, de métricas, de certificações e auditorias de modo a aproveitar oportunidades para investir na melhoria da condição da sociedade, agregando bons resultados para seu negócio.

Os desafios sociais e, principalmente, os ambientais crescem e se tornam cada vez mais complexos, tendo uma participação significativa e crescente nas decisões empresariais, tornado-se preciosas oportunidades de negócios.

Nos próximos anos, questões como o respeito à diversidade social, reuso de água, crédito de carbono e sustentabilidade migrarão de relatórios técnicos oficiais para o linguajar diário do consumidor, mais conscientizado e mais bem informado. As empresas que não perceberem isso ou não agirem, poderão ter seu futuro ameaçado.

Programas de responsabilidade social, mesmo que continuem a não ser obrigatórios, farão o diferencial e serão uma necessidade nas empresas, exigidos pela mão seletiva do mercado.

E, sem dúvida, os caminhos para a sobrevivência e o crescimento das empresas passarão, forçosamente, pela gestão estratégica eficaz da responsabilidade social.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

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