WhatsApp
(11) 5591-3000 [email protected] WhatsApp CR (11) 99984-2611
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Liderança 4.0 – Você está preparado?

4 de julho de 2018
Liderança 4.0

Para se manterem competitivas e destacadas no mercado, as empresas precisam estar à frente do seu tempo. Precisam INOVAR e inovação significa se beneficiar de uma cultura única que promova o relacionamento saudável entre as pessoas dentro da empresa.  

Nunca é demais destacar que a Quarta Revolução Industrial representa novos modelos de negócio, bem como novos direitos e responsabilidades dos líderes. Todos os dias surgem novas tecnologias e todos os dias aumenta a distância entre o progresso e a capacidade em se lidar com as consequências. Esta revolução está mudando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Aliás, a maior mudança será nos sistemas sociais e econômicos que moldam as nossas vidas.

Para o professor Klaus Schwab, fundador e chairman executive do Fórum Econômico Mundial nossos esforços devem se concentrar nos seres humanos, na sociedade e no meio ambiente, e não apenas no progresso tecnológico ou na produtividade.

O papel dos líderes nas empresas tem assim uma grande responsabilidade, com a criação de condições para o desenvolvimento de tecnologia segura e socialmente próspera. O professor Klaus Schwab considera que a Quarta Revolução Industrial, e as mudanças sistêmicas resultantes, enfatizam mais do que nunca a necessidade crítica para o envolvimento e colaboração de líderes e liderados em torno de questões cada vez mais complexas.

Precisamos de novas formas de trabalhar em conjunto, e de líderes que resolvam os problemas que emergem com maior rapidez uma vez que as empresas estão se movendo para um futuro tecnológico em que as oportunidades e os benefícios superam os riscos e as incógnitas. A liderança nestes tempos, exige uma mudança nos modelos mentais, uma alteração radical no envolvimento, e a capacidade de prever coletivamente o futuro que queremos criar.

É IMPORTANTE ESTAR ABERTO À MUDANÇA

“Quando se fazem novas descobertas, se desvendam novas verdades e as maneiras e opiniões mudam com a mudança das circunstâncias, as organizações devem avançar também e acompanhar o andamento dos tempos”. Alvin Toffler.

As empresas não podem mais se dar ao luxo de seguir modelos de liderança ultrapassados, pois algumas destas práticas estão baseadas em um mundo que já não existe. Não é mais tempo de desperdício. É tempo de INOVAÇÃO e isso exige o Líder 4.0!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER 4.0

O Líder 4.0 possui características peculiares e necessárias para as organizações. Ele é protagonista, criativo, ousado, confiável, inspira pessoas e conquista pelo exemplo. Se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe, estimula a todos por meio de feedbacks construtivos, sendo também GENEROSO.

Grant, psicólogo americano, acredita que há três tipos de pessoas no trabalho: os takers (os que tomam), os matchers (que doam em função dos que tomam) e os givers (que doam).

Os takers se esforçam para tirar o máximo proveito do trabalho dos demais sem oferecer nada em troca. ‘’Você não faz mais que sua obrigação, espero não ter que lhe cobrar do que já sabe”.

Os matchers são aqueles que são generosos com quem é generoso com eles. ”No mês passado você mandou muito bem nas vendas. Parabéns! Espero que este mês seja melhor ainda, vamos lá, conto com você para nós dois atingirmos a meta do mês”.

Os givers são do perfil mais raro: são pessoas que ajudam os demais sem esperar nada em troca. “Tenho observado você triste, desanimado, podemos conversar um pouco? Quero ouvir de você o que está acontecendo, quem sabe posso lhe ajudar”.

Para Grant são as pessoas generosas, ou seja, os givers, que atingem as posições mais altas na organização.

O LÍDER COMO EXEMPLO

É certo que o formato de “chefe”, muito comum no passado, já não funciona nos dias de hoje, visto que as organizações entenderam e perceberam a importância do capital humano para o negócio. Se quem entrega os resultados são as pessoas, nada mais correto e óbvio, fazer com que elas tenham as condições adequadas, sendo assim mais felizes e realizadas.

Conduzir a equipe por meio da motivação, inspiração e respeito, tanto pessoal quanto profissional, caminhar lado a lado com a equipe, mostrando, por meio de feedbacks construtivos a direção para que cada passo saia como planejado são outras habilidades esperadas do líder 4.0.

Se você percebe que o tipo de liderança que você ou sua empresa realiza se assemelha mais com um perfil autoritário e visando apenas os resultados, chegou o momento de uma grande mudança!

O QUE FAZER PARA SER UM LÍDER 4.0?

Um dos pontos mais importantes do líder 4.0 é a proximidade com a equipe. Na tomada de decisão, na gestão de conflitos ou nas situações comuns do dia a dia, líder e liderado decidem, por meio de conversas e feedbacks construtivos, qual o melhor caminho a seguir. Esse tipo de proximidade traz comprometimento, possibilitando o alcance de resultados de forma mais assertiva e justa. E tem mais: o Líder 4.0 tem personalidade, é justo e busca por novos conhecimentos para se aproximar das pessoas e extrair o que cada uma tem de melhor em prol de um objetivo em comum, reconhecendo as diferenças entre gerações de colaboradores.

Veja a seguir os pilares indispensáveis para desenvolver uma liderança 4.0!

AUTOCONHECIMENTO É A CHAVE DO SUCESSO!

Você sabe quais são seus pontos fortes e quais questões você precisa desenvolver? Essas questões são facilmente respondidas quando entendemos o nosso propósito e missão de vida. Por que você está aqui hoje? O que te move? Somos o resultado de experiências, boas e desafiantes. Extraia o aprendizado de todas as experiências adquiridas ao longo da vida, sejam pessoais ou profissionais. Aprimore seus conhecimentos por meio de cursos de capacitação, busque feedback do seu superior e de pares, participe de treinamentos e, mais importante ainda: saiba onde você está para entender o caminho de onde quer chegar.

A SUA POSTURA DIZ QUEM VOCÊ É

Você já analisou a forma como você se comporta no ambiente organizacional? Perceba a sua postura e seu comportamento diante de situações positivas ou não. Como você lida com os conflitos internos e externos à organização, como recebe um feedback do seu superior imediato e como administra os conflitos com a equipe são questões que dizem muito sobre quem é você.

MANTENHA BONS RELACIONAMENTOS

Ter um bom relacionamento com as pessoas, sejam elas da sua equipe ou não, é muito importante para o líder 4.0. Procure gerar vínculos de confiança com as pessoas. Saiba o nome das pessoas que trabalham com você, ouça mais, seja generoso, sem buscar algo em troca. Lembre-se de que esses detalhes motivam e inspiram as pessoas que estão ao seu redor. Agindo assim, elas passam a “conspirar” a seu favor.

SEJA FIEL ÀS PALAVRAS

Tenha atenção ao que é falado e como é falado à equipe, pense nas consequências antes de falar ou fazer algo, assim você evita falhas na comunicação, consegue ser assertivo com maior frequência, evitando desgastastes desnecessários. Mantenha coerência em relação às suas práticas. Aquilo que você prega, tem que ser aquilo que você faz. Nunca peça aos outros para fazerem o que você mesmo não faria.

DESENVOLVA AS PESSOAS

Os resultados e, é claro, o futuro da organização, serão proporcionais ao nível de preparo de seus colaboradores. Desenvolver pessoas é a chave do sucesso! Cursos de capacitação, treinamentos corporativos, promoção de feedbacks construtivos são ótimas dicas para o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Demonstre sempre interesse verdadeiro no crescimento pessoal e profissional dos membros de sua equipe. O sucesso de sua equipe, é o seu sucesso.

COMO DESENVOLVER PESSOAS?

Nossa experiência com grandes empresas mostra que, ao se aproximar do colaborador, o líder obtém resultados melhores. Embora importante, é necessário destacar que esta aproximação precisa ser feita com uma intenção verdadeira e ética, pois, caso contrário, o problema tende a se agravar, gerando quebra de confiança, baixo comprometimento e outras consequências no relacionamento entre líder e liderado.

EMPATIA NOS RELACIONAMENTOS

Saber como se comunicar com as pessoas, entendendo suas peculiaridades é uma poderosa maneira de influenciar. Conhecer os valores e o propósito de seu liderado, por exemplo, lhe dará maior capacidade de agir na administração de conflitos. Imagine que, para um determinado colaborador, o principal valor é o reconhecimento. Com esta informação você poderá identificar oportunidades para reconhecer o seu desempenho e, assim, obter um nível maior de motivação e comprometimento. Mas, se você desconsidera isso e não reconhece o seu trabalho, a tendência é que o colaborador fique cada vez mais desmotivado e, talvez, isso contribua para o indicador de turnover, fazendo com que ele busque a felicidade em outra empresa.

CONCLUSÕES

A liderança nestes tempos complexos exige assim uma mudança nos modelos mentais, uma alteração radical no envolvimento, e a capacidade de prever coletivamente o futuro que queremos criar. Alguns líderes se afastam de suas equipes por diversos motivos e apenas determinam o ”que deve ser feito”, julgando que seus colaboradores o entendem perfeitamente.

Sugerimos que sempre exista um alinhamento constante e periódico entre o Líder e cada um dos seus colaboradores. Para isso, realize feedbacks constantes, acompanhe as tarefas do colaborador, tire as dúvidas, busque ser próximo para obter o comprometimento, pois isso melhorará efetivamente os seus resultados.

E então, você está desenvolvendo as habilidades para ser um Líder 4.0?

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais, estamos no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, YouTube e Pinterest.


Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaboradores
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[E-BOOK GRÁTIS]
[E-BOOK GRÁTIS]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[wpforms id="3105" title="false" description="false"]
[CDATA[*/function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[*/function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[CONDIÇÃO ESPECIAL]
[CONDIÇÃO ESPECIAL]
[i]
[i]
[CONDIÇÃO ESPECIAL]
[CONDIÇÃO ESPECIAL]
[i]
[i]
[i]
[i]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[*/ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[i]
[i]
[i]
[i]
[CONDIÇÃO ESPECIAL]
[CONDIÇÃO ESPECIAL]
[i]
[i]
[i]
[i]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]