marketing-uma-questao-de-atitude

COMPARTILHAR POST

Marketing – Uma questão de atitude?

Muitas vezes, tenho me deparado com rios de dinheiro investidos no tal Marketing, pois, afinal de contas, é o “jeito moderno” de encarar o mercado e entender esse cliente que mudou tanto e vai continuar mudando sem parar.

Todos os empresários, principalmente os do varejo, enchem a boca quando dizem que se preocupam em “fazer marketing” e, lamento, é exatamente aí que me surpreendo, para não dizer me assusto.
Será que gosto do meu cliente? Será que sei, efetivamente, quem é meu cliente? Sei do que ele realmente precisa?

Como, então, “fazer marketing”, se desconhecemos tudo isso? Como justificar tantos investimentos sem retorno, para depois, quando a propaganda não ajudar a vender, culparmos os “marketeiros de plantão”, que oferecem soluções caras para resultados que não acontecem?

É muito comum ouvirmos hoje que as empresas têm alma… E traduzindo para nossa linguagem cotidiana, nosso negócio deve ter um clima favorável, uma aura, um ambiente propício, algo mágico que faça o cliente se sentir bem. Tem dúvida sobre isso? Experimente.

Você já percebeu que mais compra do que alguém lhe vende quando você é o consumidor e tenta buscar algo? E este é exatamente o grande problema: as pessoas não estão preparadas para atender e, assim, dar continuidade a qualquer ação mercadológica de sucesso. Claro que essa consciência já melhorou bastante e até já existem estabelecimentos comerciais que permanecem abertos no horário de almoço! Mas faltando 10 minutos para o final do expediente, como num passe de mágica, duas atitudes tomam conta de quem atende: ou o cliente é bombardeado com olhar fulminante de “acabou seu tempo” ou uma grande sensação de alívio invade o local, porque não vai chegar mais ninguém.

E sabe por que não chega? Provavelmente porque foi procurar outro local de melhor atendimento! O do seu concorrente que, para seu azar, já aprendeu a lição…

E funcionar nos finais de semana? Ih, nem pensar! Isso é impossível e não dá certo! Sabe o que está errado? Precisamos nos conscientizar de que o tempo é do cliente e ele é quem manda nesse jogo. Falta acreditarmos que, com a escassez do dinheiro e a absurda quantidade de ofertas, precisamos aprender a atrair o cliente para o nosso negócio. Isso começa pelas pessoas e não há campanha publicitária ou qualquer outra ação de Marketing que resista à falta de prazer no atendimento, informação, cortesia, boa vontade, atenção, humor e dedicação total ao cliente; aliás, Sua Majestade, o Cliente!

Estou certo de que temos medo do cliente, pois ele vai perguntar coisas que não estamos preparados para responder. As lojas já ganharam novo layout, foram ampliadas e modernizadas, mas muitas vezes caminho por elas um longo tempo até que alguém perceba a minha presença e me aborde. Viu como estamos melhorando? Já sabemos até distinguir cliente de um outro qualquer. Mas e o medo dele?

O mundo dos negócios já deu suficientes sinais de que está mais do que na hora de reconsiderarmos valores antigos e repensarmos nossa “postura” diante do negócio.

Só assim dá para falar em Marketing que, antes de ser ciência, é uma estratégia relacionada à atitude, comportamento diferenciado, clima e ambiente propícios para seduzir e atrair o cliente para nós.

As ferramentas que farão parte dessa estratégia podem ser apenas um mero detalhe, felizmente, simples de se resolver!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: