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O que sua organização ganha ao investir na capacitação das lideranças?

A busca por líderes empresariais está cada vez maior. Segundo pesquisa realizada em 2014 pela Carvalho e Mello em parceria com o Instituto da Qualidade e a HGM, direcionada a profissionais das áreas de RH e de Operação de 500 empresas com atuação no país, 78% das organizações vão investir em treinamento de lideranças, pois acreditam que a gestão de pessoas impacta os seus resultados.

Esse dado pode ser corroborado por outra pesquisa encabeçada pela Mckinsey, com 189 mil profissionais de 81 companhias de grande porte nos quatro continentes, incluindo o Brasil, – e publicada pelo jornal Valor Econômico em 18 de maio de 2015 que revelou que os investimentos em capacitação de lideranças superam a casa dos 60 bilhões de dólares ao ano.

Diversos são os motivos que estão levando as empresas, tanto pequenas quanto grandes corporações, buscar a formação de lideranças. Motivos esses pelos quais você também deve investir e capacitar seus líderes e é sobre eles que vamos falar ao longo desse post. Confira o que será abordado:

De líderes operacionais, a líderes estratégicos

Boa parte dos profissionais que ocupam cargos de gestão estão mais preocupados com as atividades diárias (operacionais) do que propriamente com o futuro da organização (visão estratégica).

Uma das razões pelas quais você deve investir em capacitação da liderança é fazer com que esses profissionais desenvolvam essa visão estratégica, saindo das atividades rotineiras para contribuir verdadeiramente para o crescimento do negócio.

Líderes precisam perceber as grandes aspirações da organização a partir de uma leitura atenta das expectativas dos stakeholders (acionistas, clientes, fornecedores, funcionários sociedade e governo). Entender o cenário onde sua organização está inserida, conhecer os resultados atuais e onde precisa ser mudado é fundamental para melhor conduzir suas equipes. E não pense que isso é restrito à alta liderança. Os diversos profissionais que ocupam cargos na hierarquia como, líderes operacionais, encarregados, supervisores, coordenadores e demais gerentes precisam estar alinhados às expectativas das partes interessadas.

Reconhecer os objetivos estratégicos, táticos, metas e respectivos indicadores é essencial para uma gestão qualificada. Esse conhecimento precisa ser desenvolvido e exercitado para que a liderança possa atuar privilegiando o paradigma da mensuração, assim como ter a disciplina para realizar periodicamente a análise crítica de desempenho das áreas sob sua responsabilidade.

Líderes precisam estar sempre um passo à frente, identificando tendências, tomando as medidas necessárias para que suas equipes atinjam os objetivos organizacionais com qualidade, no menor custo e dentro dos prazos estabelecidos. Eles não devem ficar limitados às atividades burocráticas ou operacionais, como controlar o ponto dos funcionários ou micro gerenciar as tarefas de cada membro do time. Seu papel é de orientar e influenciar suas equipes na busca pela inovação, maior produtividade, enfim, eles precisam pensar e se comprometer com o futuro.

O processo de desenvolvimento de habilidades

Líderes não nascem prontos. Por mais que um profissional reúna uma série de qualidades, ele sempre terá algo a desenvolver ou aprimorar. Investindo na capacitação das lideranças, a organização estará promovendo esse desenvolvimento e contribuindo para que cada profissional tenha melhor desempenho em suas atividades.

Quando se trata de cargos de gestão, em geral, as pessoas são promovidas por suas competências técnicas e, numa frequência menor, por suas competências comportamentais; raramente pelas duas ao mesmo tempo. É perfeitamente possível desenvolver profissionais para que estes acrescentem progressos a essas duas vertentes profissionais e aprimorem continuamente sua atuação no ambiente de trabalho.

A necessidade de manutenção do conhecimento

Estudos indicam que um profissional que não aplica os conhecimentos adquiridos nos diversos temas de treinamentos que participa, tende a esquecê-los e os abandonar por completo com o passar do tempo. Ou seja, não basta que você treine apenas uma vez; é preciso elaborar processos de reciclagem para que os líderes da empresa continuem aplicando aquilo que aprenderam e trazendo resultados para a organização.

Isso significa ter planos de desenvolvimento pessoal para cada profissional de seu quadro, considerando as habilidades e competências já adquiridas e as que devem ser desenvolvidas — sempre intercalando com momentos de resgate do que já foi trabalhado anteriormente.

Uma medida como essa garante que a performance dos profissionais não fique estagnada com o passar do tempo e seja continuamente melhorada pelas novas capacitações vivenciadas.

O reflexo da qualificação na produtividade

Profissionais qualificados desempenham melhor suas atividades, compreendem sua contribuição para o todo e realizam um trabalho de qualidade, sem a necessidade de supervisão contínua ou de serem cobrados por metas a todo tempo.

Quando se trata de cargos de liderança, a produtividade do líder  reflete na produtividade dos demais funcionários, pois esses têm, no seu gestor, um modelo a ser seguido. Ademais, quando o líder está junto com sua equipe, ativo e participante, seus colaboradores se sentem motivados a desenvolver projetos e atingir resultados com mais afinco.

Nesse sentido, a capacitação das lideranças contribui para que líderes motivados desempenhem melhor seu papel, saibam administrar o tempo e os recursos com maior eficácia, desencadeando uma onda de melhores práticas em seu entorno.

O fortalecimento da cultura organizacional

A capacitação da liderança também serve como meio de transmissão da cultura e dos valores da organização, formando líderes que sejam multiplicadores desses conceitos e práticas.

Esse esforço permite uma maior valorização da cultura pelos líderes. A VISÃO da empresa tem que fazer sentido para eles. Tem que desafiá-los, motivá-los. Da mesma forma, a MISSÃO, que representa todo o esforço que deve ser feito para realizar a visão. Quando visão e missão fazem sentido para os líderes, estes buscam o alinhamento junto a suas equipes.

E o que dizer dos VALORES? Valores são conceitos de certo ou errado, verdadeiro ou falso. Enfim, representa tudo aquilo em que a organização acredita e valoriza, o que é permitido ou não. São as regras de conduta que todos devem respeitar e praticar, começando pelas lideranças e isso pode e deve ser reforçado na capacitação das lideranças uma vez que eles são a referência para os demais.

Nesse caso, é importante que a empresa esteja sempre utilizando a mesma mensagem principal em todos os canais de comunicação e reforce suas convicções estendendo ações de treinamentos com esse foco para os demais colaboradores.

O preparo para a superação de desafios

Líderes preparados para gerenciar estrategicamente não se amedrontam com crises ou desafios do mercado. Eles identificam oportunidades e motivam suas equipes a se esforçarem mais para superar os obstáculos.

Cada vez que pensar em capacitação de liderança, não esqueça de inserir tópicos relacionados à inovação, gestão de crises (adaptabilidade) e gerenciamento de riscos, pois esses são conhecimentos vitais para que seus líderes se sintam capazes de seguir, diante de adversidades em ambientes hostís.

Por inovação entendemos todo o esforço para gerar valor agregado. Inovação não depende exclusivamente da invenção. É preciso contar com líderes conectados com o ambiente, que demonstrem interesse em “sair da caixa”, experimentar, adaptar soluções que são sucesso em outros ambientes ou empresas e implantar internamente. Toda inovação tem de gerar valor agregado ao negócio, aos clientes, aos processos, aos produtos, enfim, tem que representar aumento no lucro.

Na gestão de riscos, é fundamental que o líder tenha ciência dos riscos internos e externos à empresa e saiba mitigá-los ou reduzi-los, fazendo com que os impactos negativos não sejam superiores à capacidade de resposta organizacional. Uma análise de mercado seguindo as técnicas da Análise SWOT (Pontos forte e Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) é um bom começo.

Durante as crises, o conhecido “jogo de cintura” se torna imprescindível para que a empresa passe pela fase difícil e possa ver seus resultados voltarem a crescer no menor tempo possível. Isso só pode resultar de um forte preparo estratégico e gerencial por parte das lideranças. Os líderes são os maiores responsáveis em promover a adaptabilidade junto aos demais colaboradores.

 

A garantia de uma boa sucessão

A sucessão é um tema cada vez mais recorrente no universo corporativo. A necessidade de preparar novos líderes é peça chave para as organizações que desejam ver suas marcas eternizadas.

Nesse sentido, buscar novas lideranças no mercado nem sempre é a melhor solução: Um profissional externo pode demorar a internalizar a cultura e os propósitos da atual gestão.

Em contrapartida, formar líderes internamente contribui para que, no momento certo, a organização tenha um time qualificado para assumir a gestão e dar continuidade ao projeto de crescimento e/ou superar as adversidades.

Capacitação da liderança = melhores resultados

É incontestável que líderes melhor preparados produzem através de sua performance melhores resultados para suas companhias. Dentre as principais características que observamos nos líderes bem preparados podemos destacar que eles:

  • Identificam oportunidades onde os demais não veem;
  • Não têm medo de arriscar;
  • Analisam cenários com base em fatos e dados;
  • Respeitam e são referência na prática da cultura organizacional;
  • Motivam e inspiram suas equipes;
  • Buscam a inovação e melhoria contínua como filosofia de trabalho;
  • Estão sempre à frente em relação às tendências de mercado;
  • São profissionais comprometidos com o que fazem;
  • Inspiram suas equipes pelo exemplo e dedicação;
  • Têm um propósito para suas carreiras;
  • Não se deixam abater por qualquer dificuldade;
  • Estão sempre dispostos a vestir a camisa da empresa;
  • Dedicam tempo e habilidade para levar o time adiante.
  • São focados em resultados

Em suma, são os profissionais desejados pelas melhores corporações.

Para isso, é preciso investir forte na capacitação dos líderes e assim, demonstrar que a organização está interessada em mantê-los ativos e motivados. Você concorda?

Aprenda como fazer um levantamento de necessidades de treinamento por competências.

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