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Os 5 principais pilares de uma comunicação eficiente

29 de março de 2019
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Falar em comunicação eficiente tem se tornado quase um clichê. Mesmo assim, apesar de todos entenderem a sua importância, poucas pessoas realmente investem em melhorar suas habilidades nessa área.

Para quem sabe se comunicar bem, existem inúmeras vantagens pessoais e profissionais: aumentar as chances de fazer amigos, ter relacionamentos afetivos, conquistar uma promoção ou, até mesmo, um novo emprego.

Por outro lado, a dificuldade em se comunicar pode gerar desentendimentos entre as pessoas, tanto no trabalho como na família, discussões e ressentimentos por palavras mal colocadas.

Em resumo, é uma competência essencial para o seu sucesso pessoal e profissional. Por isso, neste post vamos apresentar 5 dicas simples e práticas que tornarão sua comunicação eficiente, permitindo alcançar melhores resultados na sua vida.

5 pilares para uma comunicação eficiente

Muitas pessoas acreditam que uma comunicação eficiente significa apenas saber falar bem. Na verdade, abrange muito mais do que ser articulado.

Consiste em fazer com que a outra pessoa entenda o que está sendo falado, sem margem para qualquer má interpretação. Portanto, é dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva.  Confira algumas dicas que separamos para você.

1 – Cuidado com o português

O uso incorreto da língua portuguesa é um dos principais obstáculos para uma comunicação eficiente, seja de forma falada ou escrita.  Mesmo sendo algo óbvio, e apesar da facilidade de acesso ao conhecimento que existe hoje, muitas pessoas ainda cometem inúmeros pecados linguísticos, prejudicando, consideravelmente, sua comunicação.

É essencial que você tenha alguns cuidados antes de falar ou escrever algo, seja pessoalmente, por e-mail ou por mensagens no bate-papo do celular.  Verifique se as palavras estão corretas do ponto de vista ortográfico e gramatical, ou seja, se elas estão transmitindo a mensagem que você deseja.

Adquira o hábito, sempre que possível, de revisar o que escreveu e, em caso de dúvidas, pesquisar a maneira correta de escrever ou o real significado das palavras.

2 – Saiba com quem está falando

Cada pessoa é única, o que significa que ela possui uma maneira própria de interpretação, pautada pela sua educação e pelas experiências que vivenciou durante a vida. Por isso, para tornar sua comunicação eficiente, você deve entender quem é o seu receptor, adequando a forma de se expressar, a escolha das palavras, o tom da voz ou o meio utilizado para se comunicar.

Reflita, conscientemente, sobre quem é o seu público, sejam amigos, familiares, gestores ou colegas de trabalho. Assim, você poderá gerenciar melhor sua comunicação, investindo mais ou menos energia, adotando termos mais simples, ou complexos, e abordagens mais sérias ou mais descontraídas.

3 – Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é uma ferramenta essencial no estabelecimento de um diálogo eficiente entre as pessoas. A técnica consiste em escutar efetivamente a mensagem que está sendo transmitida pela outra pessoa, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas.

No entanto, no nosso dia a dia, é mais fácil falar do que fazer. É comum cairmos no erro de ficar falando mais do que o necessário, principalmente, quando entendemos muito do assunto que está em pauta.

Ou, então, ficar esperando, ansiosamente, a próxima pausa na fala da outra pessoa para emitirmos nossa opinião, demonstrando que não estávamos prestando atenção real ao que ela estava dizendo. Daí a importância de praticarmos a escuta ativa para uma comunicação eficiente.

Ela engloba os seguintes aspectos: ouvir as pessoas sem fazer julgamentos, sem interromper, prestando máxima atenção e, ao final, oferecer uma opinião ou argumentação, baseadas no que foi dito.

Fazer perguntas e repetir algo que a pessoa disse também são ótimas estratégias para treinar a escuta ativa, mostrando para a outra pessoa que você estava, realmente, ouvindo, além de evitar mal-entendidos

4 – Explore diferentes canais de comunicação

Muitas pessoas têm o hábito de concentrar sua atenção, exclusivamente, no que o outro está falando. No entanto, nem sempre o seu interlocutor expressará uma opinião clara ou afirmará, com certeza, que entendeu a sua mensagem.

Nesses casos, é preciso prestar atenção em outros canais de comunicação que mostrarão se a sua ideia foi compreendida com sucesso. Um desses canais é a linguagem corporal.

Existem estudos demonstrando que nossa postura, expressão facial e tom de voz são responsáveis por mais de 90% da nossa comunicação com o ambiente e com as outras pessoas. E o restante seria a linguagem falada.

Portanto, preste atenção aos sinais que as outras pessoas estão emitindo durante suas conversas. Existem dezenas deles, mas, por exemplo, um olhar vago, bocejos, olhar o celular, corpo desviado da direção da saída, podem indicar desinteresse no que está sendo dito ou desconforto com a situação.

Por outro lado, olhar nos olhos, fazer perguntas e balançar a cabeça em concordância, podem indicar que o assunto está interessante e sendo entendido.

5 – Prepare um “script” para conversas casuais

Jogar conversa fora, ao contrário do que você pode pensar, é uma estratégia que pode ser usada para tornar sua comunicação eficiente. Afinal, silêncios por falta de assunto com pessoas que você mal conhece podem ser constrangedores e atrapalhar tanto seus encontros pessoais quanto reuniões de negócios.

Prepare algumas perguntas abertas relativas a família, ocupação, recreação e desejos. Perguntas abertas, caso você não saiba, são aquelas que não permitem respostas monossilábicas como, por exemplo, os livros que a pessoa está lendo ou os planos para as próximas férias.

Assim, você conseguirá manter a conversa, podendo, até mesmo, aprofundar o assunto, compartilhando informações que ajudem a encontrar afinidades entre vocês.

Concluindo, ao colocar em prática essas 5 dicas você tornará sua comunicação eficiente, evitando erros de interpretação e aumentando seu sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.

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Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

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