WhatsApp
(11) 5591-3000 [email protected] WhatsApp CR (11) 99984-2611
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Palestras corporativas: Afinal, por que são importantes?

13 de maio de 2019

Hoje já se sabe que o desenvolvimento profissional tem o mesmo peso entre várias prioridades, tanto para as empresas, quanto para os colaboradores. Neste contexto, as palestras corporativas ganham um espaço fundamental porque trazem benefícios para todos os lados.

Não é para menos que ter colaboradores sempre motivados e com força de vontade para vencer na empresa é o sonho de empresários, empreendedores, líderes, gerentes, gestores, supervisores… Enfim de todos os profissionais que têm equipes.

Importância do desenvolvimento profissional

Se você está incessantemente buscando ferramentas para alcançar esse objetivo, este artigo vai ajudar muito. Acompanhe!

Claro que planos de carreira bem estruturados, ampla gama de benefícios, programa de participação nos lucros, salários compatíveis com o mercado são extremamente importantes.

Porém, os investimentos em treinamento e desenvolvimento (T&D), sejam em cursos in company, formação em técnicas específicas, palestras corporativas ou workshops, têm surtido excelentes resultados.

Formação, capacitação e educação são pilares sólidos para conseguir atrair, desenvolver e manter talentos entusiasmados. Cada um com seu plano de desenvolvimento individual sendo seguido. Desta forma a evolução na carreira se torna desafiadora.

Você há de concordar que hoje em dia, a pressão diária em ambientes de trabalho e o esforço para atingir metas cada vez mais ousadas têm levado os colaboradores, muitas vezes, a perder o ânimo e a sentirem-se desanimados.

Então, agora pense e responda rapidamente:

  • Você tem visto gente fazendo suas atividades rotineiramente, muitas vezes sem resultados palpáveis?
  • É como se estivessem no piloto automático?
  • E como anda a produtividade do pessoal, pode e deve ser melhorada?
  • A relação interpessoal está difícil e perde-se muito tempo com questões que não agregam valor?
  • E quanto à conduta, valores e ética, as pessoas estão desalinhadas em relação ao que a empresa espera delas?

Se você respondeu sim para duas ou mais destas perguntas, é hora da sua empresa investir em palestras corporativas e encontros motivacionais. Porque já vai longe o tempo em que somente equipes de vendedores deviam passar por estes tipos de eventos.

Benefícios das palestras corporativas

A esta altura do texto, você já sabe como as palestras corporativas são importantes para melhora do relacionamento e produtividade da equipe e, consequentemente, da empresa em geral.

E que quem participa sente-se mais encorajado para oferecer mais de si, atuar com todo seu potencial e desempenhar melhor, mesmo que seja necessário vencer a inércia tão prejudicial a todos, não é mesmo?

Então, vamos ver juntos e em mais detalhes, os benefícios ganhos pelas empresas que investem em palestras corporativas com a intenção de alcançar desenvolvimento pessoal, emocional e, sobretudo, profissional de seus colaboradores :

  • Transmissão de valores permanentes aos colaboradores, entre eles, humildade, respeito, honestidade, integridade;
  • Aumento da confiança e da autoestima;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Maior engajamento de todos os colaboradores;​​​​​​
  • Maior disposição dos colaboradores em contribuir com novas ideias para melhorar processos, produtos e serviços;
  • Aumento da produtividade e lucratividade;
  • Aproximação entre as equipes e integração entre os setores;
  • Promoção da consciência ética;
  • Diminuição de conflitos internos;
  • Aumento de motivação e do poder de decisão;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Aprimoramento das capacidades já identificadas anteriormente.

Engajamento e motivação

Percebeu o quanto uma empresa pode ganhar quando colaboradores estão mais engajados, motivados e capacitados? Realmente não há como negar que estes encontros produzem bons resultados.

Talvez o que ainda gere questionamento é o tamanho do investimento, como escolher os parceiros ideais para a realização de palestras corporativas e como medir resultados deste esforço todo.

Certamente, isto depende de muitas variáveis relacionadas ao tipo de negócio, quantidade de colaboradores, possibilidade de reunir todos em um mesmo espaço e objetivos específicos.

Mas uma dica é essencial e vale para todos: cerque-se de parceiros que tenham experiência garantida na área. Porque atualmente há muitos “aventureiros” e todo mundo se diz palestrante. Cuidado.

Investimento no capital humano

O tamanho do investimento varia bastante porque envolve, por exemplo, o local. Quando possível, de preferência para um lugar fora da empresa, como uma sala de reunião num hotel ou uma chácara onde todos podem desfrutar de um clima diferente.

O que será oferecido no início, no intervalo e ao término da palestra também é uma preocupação importante. Podendo ir desde o famoso café com biscoitinhos, passando por lanches e refeições mais elaboradas.

Mas lembre-se que estamos falando de palestras corporativas com o objetivo de sensibilizar e ampliar a percepção dos participantes sobre suas competências pessoais e despertar o interesse genuíno pelo desenvolvimento profissional.

Não considere o investimento em seu capital humano como uma despesa. Afinal, você não está procurando um show. Você está buscando o progresso da empresa e seus bons resultados por meio das pessoas. Acertamos?

Então, conheça as palestras corporativas da CR BASSO.


Autor: Rafael Medeiros - Categoria: Blog

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaboradores