Planejamento-de-Carreira-Parceria-para-Profissionais-Demitidos

COMPARTILHAR POST

Planejamento de Carreira – Parceria para Profissionais Demitidos

Depois de meses de poucos negócios e muitas incertezas com o clima político e econômico, as empresas se mantêm reticentes e ninguém está totalmente livre das demissões, sejam elas compulsórias ou voluntárias.

Nesse contexto, mesmo com uma postura social mais responsável, as empresas nem sempre encontram muitas respostas para pressões como aumento de custos, redução das vendas, ações da concorrência entre outras. Para contrabalançar essas defasagens, a dispensa de recursos humanos não está descartada.

A verdade é que, otimismo ou pessimismo à parte, todo profissional precisa hoje estar preparado para mudanças, cuidar da sua empregabilidade como um bem precioso e estar disposto para encarar novas relações de trabalho.

Manter a empregabilidade nem sempre significa estar empregado, mas estar de prontidão, aberto e preparado para assumir novos desafios.

As empresas não podem garantir empregabilidade, mas as empresas responsáveis, comprometidas com seu capital humano, têm cada vez mais investido na manutenção da empregabilidade de seus colaboradores.

Um forma de se fazer isso é dar total apoio aos funcionários, quando a demissão é inevitável. Para isso, recorrem a parcerias com consultorias especializadas em Serviço de Orientação e Apoio ao profissional demitido.

Carlos Basso, Diretor da CR Basso*, empresa de Consultoria que desenvolve esse trabalho, tem ajudado muitos profissionais a passar pelo período de transição entre um trabalho e outro.

Esse assunto é muito delicado. Se você foi demitido e precisa sobreviver, precisa saber viver dentro da crise, precisa aprender a se organizar, abrir os canais de comunicação com a família, com o mercado e com os amigos¨, recomenda o Consultor.

O suporte dado é amplo, direcionado a várias áreas: a emocional, a familiar, a financeira, a social, a profissional. No atendimento ao profissional demitido, fala-se praticamente sobre tudo o que ele vai enfrentar nesse período. É preciso que se tenha uma visão real da situação para se sentir seguro.

¨Num primeiro momento, a pessoa vive sentimentos de rejeição e baixa-estima. Tudo isso precisa ser respeitado e discutido¨ , relata Carlos Basso e propõe: ¨o importante é não perpetuar o sentimento ou vinculá-lo a experiências futuras¨ .

Depois, é importante fazer um planejamento bastante detalhado sobre perspectivas e frentes de ação. A autoanálise e a busca de feedback também podem ajudar, pois o mais importante é estar aberto às mudanças, a novas informações.

O profissional deve sempre se questionar sobre as necessidades do mercado, suas competências, habilidades e sobre a melhor forma de aplicá-las em um novo desafio.

Outra constatação é que esse não deve ser um processo unicamente pessoal, a família deve estar envolvida uma vez que o momento pode implicar a reorganização financeira e a distribuição de funções.

Para quem quer investir em sua empregabilidade e estar aberto às mudanças e a novos desafios, o Consultor recomenda:

– Seja uma pessoa integral, plena. Tenha objetivos profissionais, espirituais, físicos, financeiros, familiares e sociais.
– Planeje, coloque suas ideias no papel. Defina suas metas (estratégias) e seus objetivos (que devem ser quantificados).
– Elabore uma orientação financeira e siga-a. Faça e controle do orçamento, pois só gerenciamos aquilo que controlamos.
– Quando tiver que fazer redução de gastos, faça-a rapidamente.
– Esteja atento ao panorama do mercado, não fique longe do que está acontecendo.
– Faça seu marketing pessoal, mas cuide para que tenha conteúdo a entregar.
– Mantenha-se atualizado e em constante auto-análise.
– Pense em criar alternativas, encontrar formas novas e diferentes de trabalho.

*A CR BASSO é uma empresa especialista no desenvolvimento e disseminação das competências organizacionais e profissionais. Desenvolve treinamentos abertos e personalizados, projetos especiais e consultorias em áreas como planejamento estratégico, desenvolvimento de equipes, direcionamento de carreira e aconselhamento profissional entre outras.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: