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Por que as empresas precisam investir nas Lideranças?

16 de março de 2016
Por que as empresas precisam investir nas Lideranças

É fato que diversas são as variáveis que interferem no desempenho e resultados obtidos por empresas e instituições e é certo também que o fator mais relevante é a forma como gestores interagem para apoiar os melhores resultados. Quando nos referimos ao “líder”, enaltecemos o profissional visionário, proativo, que assume riscos calculados, exerce autonomia, desenvolve pessoas, sabe delegar, tem senso de responsabilidade entre outros atributos.

No atual cenário de expectativas, as organizações precisam de líderes comprometidos com a geração de melhores resultados às partes interessadas e que reconheçam a importância da gestão sustentável na preservação da organização. Precisam ser perseverantes no conhecimento e na prática de modernos modelos de gestão, que saibam trabalhar de forma integrada com outras pessoas e áreas – visão sistêmica e que estimulem constantemente a motivação e o crescimento de suas equipes.

A excelência no desempenho do líder está associada à sua capacidade em lidar com as mudanças no ambiente organizacional, reconhecimento e prática dos valores organizacionais aliados à humildade em aprender a desenvolver competências suas e da equipe e isso só é possível, a partir de autoanálise e autorreflexão dos pontos fortes e oportunidades.

Gestores são administradores de recursos. Entre eles se destacam: os recursos financeiros, a tecnologia e infraestrutura e os recursos humanos. A gestão do recurso humano gera melhores respostas quando o gestor atua como líder. Muitos gestores ocupam posições na hierarquia das organizações por deterem profundo conhecimento do negócio, sendo em muitos casos bons técnicos. Porém, alguns pecam, pois não foram sensibilizados para a importância do capital humano. Gerir o capital humano exige mais que a simples atuação como chefe. Verdadeiros líderes sabem que resultados se obtêm com e através de pessoas. São elas que fazem a diferença.

Reconhecer e desenvolver as competências essenciais do líder “empreendedor”, permite uma gestão de excelência. As organizações são fundamentalmente conjuntos de pessoas. Num ambiente em que estas precisam melhorar seus resultados, elas dependem e muito de seus “profissionais motivados felizes e orgulhosos” e dos valores compartilhados com a organização. Neste contexto, o líder empreendedor é o gestor capaz de conduzir pessoas a resultados superiores pelo estilo em liderar, por reconhecer as diferenças e o grau de maturidade entre seus subordinados. Valorizam a ação coach no desenvolvimento dos subordinados e são dotados de entusiasmo inabalável pelo fortalecimento de suas equipes pela assertividade e práticas de feedback.

No início da década de noventa, David Norton e Robert Kaplan apresentaram ao ambiente corporativo a filosofia do Balanced Scorecard – BSC, nova ferramenta de apoio à gestão. Este modelo destaca a importância do alinhamento estratégico pela relação de causa efeito apoiado em quatro perspectivas: finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

O modelo deixa claro que resultados financeiros, advêm do lucro obtido com clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos são conquistados pela inovação, conformidade em produtos e serviços e pela excelência em pós-vendas. A criação de valor ao cliente é construída a partir da infraestrutura, do sistema de informação, do modelo de gestão, do inventário de competências das equipes e da ação da liderança na manutenção do clima motivado e comprometido para resultados. Logo a liderança é o elo fundamental para gerar sucesso às partes interessadas.

Na visão sistêmica, a gestão focada em resultados, contribui para a relação de causa e efeito de tal forma que os esforços no desenvolvimento e capacitação das equipes combinadas com a excelência no modelo de gestão apoia melhores resultados em processos internos, que favorece os resultados junto a clientes o que contribui para a criação de valor econômico agregado aos acionistas. Cada gestor tem que assumir para si a responsabilidade na geração de resultados em suas áreas e na empresa por consequência. Acreditamos que esforços na capacitação da liderança precisam estar alinhados ao atendimento das perspectivas como acima descritas na filosofia do Balanced Scorecard.

Para adotar o modelo BSC pela liderança, estes precisam estar capacitados e investir sua atenção em planejamento e gestão por indicadores. Se queremos melhorar os resultados organizacionais, precisamos antes gerenciar. Só conseguimos gerenciar o que medimos. O modelo do Balanced Scorecard através da gestão por indicadores permite a monitoração adequada pelos gestores frente aos desafios.

Outro aspecto que merece nossa atenção é reconhecer que as exigências são diferentes dependendo da posição hierárquica ocupada pelo gestor. Profissionais que atuam próximo aos operadores, técnicos, assistentes e analistas administrativos (ligados à execução dos planos operacionais), necessitam desenvolver certas competências em geral ocupam cargos de: líder de célula, encarregados, supervisores ou coordenadores. Para os demais gestores dedicados aos planos táticos e estratégicos são exigidos em outras competências. Nestes cargos em geral encontramos os gerentes, superintendes e diretores. Adequar as soluções aos diferentes públicos contribui para o sucesso dos esforços de capacitação da liderança.

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Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

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