Por que é importante ter um programa de desenvolvimento de líderes na minha empresa?

30 de junho de 2017

Sabemos que o fator humano tem se tornado relevante para o sucesso das organizações. Empresas que se preocupam com as pessoas estendem sua vantagem por mais sete anos, isso é o que conclui a pesquisa realizada pela Harvard Business School.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes, mais conhecido pela sigla PDL, propõe desenvolver competências fundamentais, reunir conteúdo teórico, atividades práticas e experiências importantes que promovam mudanças significativas no comportamento dos participantes.

Líderes proativos, criativos, comprometidos com os resultados, e com inteligência emocional é o que as empresas mais desejam. Ao reconhecer e desenvolver seus líderes, as organizações contribuem para o sucesso das equipes, motivando e influenciando positivamente os demais profissionais, promovendo resultados positivos aliados às expectativas e estratégias da organização.

Existem diferentes formatos, duração e metodologias para o PDL. Pode ser um treinamento de liderança de curta duração, ou um programa mais robusto, que se inicia ou não por meio de uma análise de perfil comportamental. Quando realizado este tipo de diagnóstico, é possível identificar as características particulares de cada um, permitindo o aproveitamento dos conteúdos ao longo do programa de forma mais eficaz, especialmente porque os participantes compreendem com mais clareza quais são os seus pontos fortes e suas fragilidades.

O PDL possibilita uma vivência transformadora já que são programas práticos e interativos, especialmente quando aliados a projetos de melhoria e planos de desenvolvimento individual.

Quais os benefícios do programa PDL?

O PDL favorece a aplicação de técnicas e práticas avançadas que promovem profundas mudanças pessoais e profissionais. Participar destes programas, significa ampliar o sentido de vida, investir em autoconhecimento e obter novas ferramentas para apoiar o profissional em sua jornada como líder.

Entre os benefícios por participar do programa PDL estão: melhoria nas relações com a equipe e práticas de reconhecimento dos liderados, melhoria na comunicação, na motivação da equipe e consequente aumento da produtividade.

Como identificar líderes dentro da empresa?

Saber administrar conflitos, solucionar problemas, ter visão sistêmica, saber ouvir e demonstrar flexibilidade são fortes indicadores de colaboradores com perfil para assumir cargos de responsabilidade. No entanto, eles precisam receber apoio para atuarem como líderes eficazes.

Verdadeiros líderes têm sua influência reconhecida pelos liderados, demonstram comprometimento e buscam resultados cada vez mais satisfatórios. Sabemos que há profissionais que, mesmo não tendo cargo na gestão, apresentam indicativos que poderão, se bem preparados, resultarem em excelentes líderes.

O aprimoramento dos gestores atuais e a identificação e formação de novos líderes se tornou uma prioridade, e esse processo deve ser conduzido pelo RH, com apoio da alta direção e compromisso dos demais gestores. Desse modo, é fundamental elaborar um programa de desenvolvimento direcionado e realmente eficiente na formação de profissionais para que assumam sua liderança agora e no futuro.

Como implementar um programa de desenvolvimento de líderes?

O modo como as organizações estruturam o PDL pode variar. Algumas possuem uma área de treinamento mais estruturada: desenvolvem e aplicam internamente seus próprios programas de liderança. Outras, contratam consultorias especializadas para ajudar na elaboração e customização do programa, tornando-o consistente e adequado à realidade da organização.

Uma alternativa também interessante, é inscrever profissionais de sua organização em programas externos e abertos ao público. Neste tipo de programa o benefício adicional é de o participante conhecer líderes de outras empresas, trocar experiências e absorver novos aprendizados expressos pelas diferentes culturas. Estes programas externos promovem a oportunidade de os participantes compartilharem as melhores práticas de liderança em suas organizações, além de ampliarem seu networking.

O importante é que, no caso de contratação de empresas especializadas para apoiar a implantação ou construção de um programa de líderes, seja escolhida uma consultoria com experiência multidisciplinar, para que essa formação seja a mais completa e consistente possível.

Por que implementar esse programa na sua empresa?

O principal recurso competitivo para as empresas são as pessoas que a compõem. Gente com adaptabilidade, conhecimento, visão do negócio, inteligência emocional, proativas e comprometidas com resultados é que realmente fazem a diferença e isso só é possível com a presença de um líder bem preparado.

Gestores que já atuam conduzindo equipes e mesmo profissionais que demonstram interesse em assumir novas responsabilidades no futuro são elegíveis para participar de programas de PDL.

Fique atento, pois A CR BASSO lançará em breve, um INOVADOR programa de desenvolvimento de líderes.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

Assista o vídeo abaixo e conheça o Inovador PDL CR BASSO!

Separamos alguns e-books para você!

Principais Desafios da Liderança
[EBOOK]Tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Pessoas
Gestão Estratégica de Pessoas e Indicadores para RH

Cursos Recomendados

Programa de Desenvolvimento de Líderes
Curso de Liderança para Supervisores
Curso de Gestão de Pessoas

Quer participar gratuitamente dos cursos da CR BASSO?

Basta fazer o seu cadastro abaixo para concorrer todo mês a 1 INSCRIÇÃO GRÁTIS!!!

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaborades