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Qualidade de Vida como um investimento para as organizações

23 de março de 2016
Qualidade de Vida como um investimento para as organizações

O funcionário como colaborador

Foi-se o tempo em que o funcionário era visto apenas como uma força de trabalho. Hoje, até a sua terminologia mudou, passando a ser “colaborador” – aquele que contribui com a organização. Contudo, essa contribuição deve ser mútua e trazer benefícios para ambos, de forma que haja interesses em comum.

Pesquisas comprovam que, cada vez mais, esses profissionais que querem se desenvolver na carreira e contribuir de forma efetiva com a organização, estão buscando empresas que se preocupem com sua saúde e bem estar. Esse novo modelo organizacional pode ser confirmado através de premiações brasileiras e internacionais, que reconhecem os investimentos e esforços de grandes companhias com o conceito e a prática da qualidade de vida nas organizações.

E a qualidade de vida?

Como a Qualidade de Vida é a percepção que temos sobre nosso próprio bem estar, sendo este o parâmetro para avaliar a eficácia das ações dos programas de qualidade de vida, especialistas no assunto afirmam que em torno de 53% dos fatores que favorecem a longevidade saudável são determinados por hábitos, crenças e valores, ou seja, pelo estilo de vida das pessoas. Outros 20% seriam determinados pelas condições do meio ambiente, 17 % por fatores genéticos ou hereditários e 10% por fatores atribuídos à assistência médica. Quando uma empresa promove e insere esse conceito como um de seus valores, ela reforça a importância com cuidados básicos para se atingir a longevidade e equilíbrio profissional e pessoal, tornando-se admirada e muito cobiçada pelo mercado e por seus colaboradores.

Porém, mais do que incentivar práticas saudáveis, as empresas devem também fornecer subsídios para que essas sejam possíveis. Antes mesmo de colocar em prática todas essas ações, é necessária a conscientização de sua importância com as lideranças para que haja a aprovação de investimentos, mudança de cultura organizacional e integração da empresa como um todo. E esse é hoje um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos, no cuidado com seus colaboradores e na atração e retenção de profissionais e talentos.

Diretores, gerentes e profissionais de RH inseriram em suas atribuições a busca por uma infinidade de práticas e atividades que atendessem a essa nova demanda organizacional, e aos poucos implementaram em suas empresas o acompanhamento físico e nutricional, gincanas esportivas, atividades em família, convênios médicos, odontológicos e farmácia, parcerias e convênios com academias, centros de saúde e estética, etc. Tudo para promover a tão importante e indispensável qualidade de vida nos dias de hoje.

Entre as principais ações promovidas por empresas brasileiras para a promoção da Qualidade de Vida estão:

  • Ginástica Laboral
  • Convênios com academias de ginástica
  • Incentivo a prática de esportes
  • Incentivo e participação em gincanas e competições
  • Criação de espaços para descanso
  • Quick Massage
  • Avaliações física e nutricional
  • Grupos de corrida e caminhada
  • Campanhas de incentivo para uma alimentação saudável
  • Campanhas de incentivo e cuidados com a saúde.

Muitos benefícios já foram comprovados a partir dessas ações, entre eles maior produtividade, menos estresse no ambiente de trabalho, diminuição de faltas decorrentes de problemas de saúde, melhor integração entre equipes e empresa e, principalmente, maior valorização à empresa por parte dos colaboradores.

Há ainda diversos fatores que estão ligados a esse conceito e que também promovem a qualidade de vida como horário flexível, premiações, viagens, investimento na carreira, rendimentos compatíveis e atraentes, etc. Direta ou indiretamente eles interferem positivamente no estilo de vida do capital humano da organização e reafirma a valorização e o comprometimento da empresa para com os seus colaboradores. Portanto, o universo a ser explorado no que diz respeito à qualidade de vida é muito amplo, assim como os benefícios que trazem as empresas.

O que não se pode negar é que esse novo modelo de cuidado com o colaborador veio para ficar e, empresas que valorizam essa prática e já se adiantaram na inserção de ações de qualidade de vida em sua organização, estão um passo a frente na criação de instituições conscientes e sustentáveis, que acreditam que o maior tesouro das organizações atualmente são as pessoas.

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Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

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