Qualidade de Vida como um investimento para as organizações

COMPARTILHAR POST

Qualidade de Vida como um investimento para as organizações

O funcionário como colaborador

Foi-se o tempo em que o funcionário era visto apenas como uma força de trabalho. Hoje, até a sua terminologia mudou, passando a ser “colaborador” – aquele que contribui com a organização. Contudo, essa contribuição deve ser mútua e trazer benefícios para ambos, de forma que haja interesses em comum.

Pesquisas comprovam que, cada vez mais, esses profissionais que querem se desenvolver na carreira e contribuir de forma efetiva com a organização, estão buscando empresas que se preocupem com sua saúde e bem estar. Esse novo modelo organizacional pode ser confirmado através de premiações brasileiras e internacionais, que reconhecem os investimentos e esforços de grandes companhias com o conceito e a prática da qualidade de vida nas organizações.

E a qualidade de vida?

Como a Qualidade de Vida é a percepção que temos sobre nosso próprio bem estar, sendo este o parâmetro para avaliar a eficácia das ações dos programas de qualidade de vida, especialistas no assunto afirmam que em torno de 53% dos fatores que favorecem a longevidade saudável são determinados por hábitos, crenças e valores, ou seja, pelo estilo de vida das pessoas. Outros 20% seriam determinados pelas condições do meio ambiente, 17 % por fatores genéticos ou hereditários e 10% por fatores atribuídos à assistência médica. Quando uma empresa promove e insere esse conceito como um de seus valores, ela reforça a importância com cuidados básicos para se atingir a longevidade e equilíbrio profissional e pessoal, tornando-se admirada e muito cobiçada pelo mercado e por seus colaboradores.

Porém, mais do que incentivar práticas saudáveis, as empresas devem também fornecer subsídios para que essas sejam possíveis. Antes mesmo de colocar em prática todas essas ações, é necessária a conscientização de sua importância com as lideranças para que haja a aprovação de investimentos, mudança de cultura organizacional e integração da empresa como um todo. E esse é hoje um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos, no cuidado com seus colaboradores e na atração e retenção de profissionais e talentos.

Diretores, gerentes e profissionais de RH inseriram em suas atribuições a busca por uma infinidade de práticas e atividades que atendessem a essa nova demanda organizacional, e aos poucos implementaram em suas empresas o acompanhamento físico e nutricional, gincanas esportivas, atividades em família, convênios médicos, odontológicos e farmácia, parcerias e convênios com academias, centros de saúde e estética, etc. Tudo para promover a tão importante e indispensável qualidade de vida nos dias de hoje.

Entre as principais ações promovidas por empresas brasileiras para a promoção da Qualidade de Vida estão:

  • Ginástica Laboral
  • Convênios com academias de ginástica
  • Incentivo a prática de esportes
  • Incentivo e participação em gincanas e competições
  • Criação de espaços para descanso
  • Quick Massage
  • Avaliações física e nutricional
  • Grupos de corrida e caminhada
  • Campanhas de incentivo para uma alimentação saudável
  • Campanhas de incentivo e cuidados com a saúde.

Muitos benefícios já foram comprovados a partir dessas ações, entre eles maior produtividade, menos estresse no ambiente de trabalho, diminuição de faltas decorrentes de problemas de saúde, melhor integração entre equipes e empresa e, principalmente, maior valorização à empresa por parte dos colaboradores.

Há ainda diversos fatores que estão ligados a esse conceito e que também promovem a qualidade de vida como horário flexível, premiações, viagens, investimento na carreira, rendimentos compatíveis e atraentes, etc. Direta ou indiretamente eles interferem positivamente no estilo de vida do capital humano da organização e reafirma a valorização e o comprometimento da empresa para com os seus colaboradores. Portanto, o universo a ser explorado no que diz respeito à qualidade de vida é muito amplo, assim como os benefícios que trazem as empresas.

O que não se pode negar é que esse novo modelo de cuidado com o colaborador veio para ficar e, empresas que valorizam essa prática e já se adiantaram na inserção de ações de qualidade de vida em sua organização, estão um passo a frente na criação de instituições conscientes e sustentáveis, que acreditam que o maior tesouro das organizações atualmente são as pessoas.

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: