COMPARTILHAR POST

Trabalho em Equipe por que é tão díficil? Parte 2

EMPRESA E O TRABALHO EM EQUIPE

As organizações são compostas de departamentos/ áreas funcionais. Temos, portanto, uma diretoria com seus respectivos gerentes e, abaixo deles, supervisores e demais colaboradores. A empresa não trabalhará em equipe se o supervisor e o gerente não fizerem parte “da equipe”. Não existe o gerente e a equipe. Existe a equipe, onde o gerente é um dos membros. O resultado do gerente (área/ departamento), depende de todos os membros.

O que vejo, em geral, são pequenos agrupamentos de pessoas que trabalham apoiando a atuação de umas com as outras. Porém, a existência de diversos agrupamentos liderados por diferentes supervisores não atuará em equipe se estes também não atuarem unidos em torno de objetivos comuns da empresa.

Se não bastasse isso, vejo que os vários gerentes de um departamento vinculados a um mesmo diretor não atuarão em equipe se não comungarem dos mesmos objetivos do diretor/ empresa. O que ocorre na prática, é que cada um elege suas prioridades. É como se esquecessem que há um resultado maior a ser obtido, não pela área ou pelo departamento, e sim pela empresa. Na comunidade empresarial é comum chamarmos a isso de “feudos”. Embora velado, isso é ainda muito comum ainda nas organizações deste novo milênio. Significa que quando há discussões internas e precisam tomar decisões, devem eleger o que é melhor para a empresa e não o que é melhor para o departamento A ou B, ou para indivíduo A ou B, a solução deve sempre caminhar na direção do que é melhor para a empresa. Na prática, as pessoas com seus egos, têm dificuldades em trabalhar esses aspectos. Confira os tópicos que serão abordados neste artigo:

CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO EM EQUIPE

O verdadeiro trabalho em equipe funciona quando há:

  • INTERDEPENDÊNCIA – Ou seja, todos trabalham em assuntos importantes, em que cada membro tem um papel, isto é, o trabalho de todos é importante e imprescindível para a equipe. Essa é a condição central.
  • CONFIANÇA – Os membros desenvolvem credibilidade entre si. Isso permite a cada um dar o melhor de si e ajudar o outro pois sabe que se precisar, também receberá ajuda.
  • COMUNICAÇÃO – Os membros têm conhecimento do que deles se esperam, o líder é assertivo e não existem questões escondidas. Há incentivo ao diálogo como forma de integrar a todos.
  • LIDERANÇA – O gestor está comprometido com a melhoria do desempenho da equipe a ponto de assumir riscos. Distribui o trabalho de forma justa e se empenha em desenvolver as competências dos membros da equipe.
  • DECISÃO CONJUNTA – Todos os membros são envolvidos nas questões que importam à equipe, cada um sabe qual é sua parte e todos concordam em participar. Desta forma o comprometimento é maior.
  • INFLUÊNCIA – Cada participante tem a oportunidade de influenciar a agenda do trabalho e todos são ouvidos.
  • EMPENHO – Os membros sabem da importância de cada um dar o seu máximo em favor dos resultados da equipe.
  • LIDERANÇA COMPARTILHADA – A liderança é rotativa o que significa que dependendo do trabalho a ser realizado diferentes membros podem liderar a equipe. Neste momento, o líder formal, é um recurso da equipe.

Se você avaliar estes aspectos em sua empresa, seu departamento e em seu grupo de trabalho, que resultados obterá?

METAS ESPECÍFICAS DE PERFORMANCE

A necessidade do trabalho em equipe surge quando há um desafio de performance que tenha significado para todos. É um processo contínuo e interativo de um grupo de pessoas aprendendo, crescendo e trabalhando interdependentemente para alcançar metas e objetivos específicos no suporte a uma missão comum.

O compromisso partilhado ajuda a diminuir o medo do fracasso e encoraja os participantes a aprenderem e se aperfeiçoarem. As carências de conhecimentos e as capacidades são melhoradas através do trabalho desenvolvido em conjunto. O individualismo natural e o senso de responsabilidade pelo trabalho motivam os membros ao aprendizado. Basta existir potencial de desenvolvimento para que a equipe os desenvolva.

PARA QUE UMA EQUIPE SE MOTIVE, ESTABELEÇA METAS

Como podemos contar com um grupo de pessoas crescendo e se desenvolvendo se não formos claros em nossas expectativas? É preciso que o líder deixe claro a todos os membros o que se espera de cada um no trabalho. Fixar metas, proporcionar recursos, acompanhar e monitorar o cumprimento das mesmas, observar os esforços empreendidos pelos membros encoraja-os a darem o melhor de si. Neste particular a presença do líder com seu espírito e prática do trabalho em equipe é fundamental, por ser capaz de capitalizar as sinergias existentes.

A prática adequada de feedback pelo líder é outro ponto para o encorajamento, valorizando as boas práticas e não se omitindo quantos aos comportamentos que precisam ser modificados. Agindo assim, o líder irá manifestar tratamento justo e imparcial a todos os membros.

Se quer que seus membros de equipe melhorem seu desempenho, estabeleça metas a cada um. Estabeleça e obtenha o compromisso de cada um, para as metas definidas.

DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE

A CR BASSO é especialista em educação corporativa e ministra treinamentos para líderes e membros de equipes como oportunidade de ampliar o desempenho e resultados organizacionais.

Para colocar em prática nossas crenças no tocante ao trabalho em equipes, apoiamos nossos projetos através de diagnósticos prévios utilizando dois instrumentos:

  • Diagnóstico Ouvir Vozes de Equipes (qualitativo)
  • Questionário de Competências de Equipe (quantitativo)

Os instrumentos são aplicados através de entrevistas, ouvindo líderes e amostra de liderados, além disso, aplicamos um questionário modelo detectando as competências mais valorizadas na equipe, o que permite identificar pontos fortes e pontos de desenvolvimento de forma quantificável.

O diagnóstico funciona como um raio x da atuação dos grupos de trabalho na empresa diagnosticada e ele permite construir o programa para desenvolvimento das equipes, mais alinhado às carências detectadas tanto na visão dos líderes como na dos liderados. Com nosso diagnóstico, será possível à empresa fazer uma análise comparativa de resultados antes e depois do programa aplicado. Consulte nossos consultores para saber mais sobre o diagnóstico.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: