Você sabe como gerir seus talentos?

23 de março de 2016

Gestão Estratégica de Capital Humano na Retenção de Talentos

É fato que existem poucos profissionais realmente capacitados disponíveis no mercado de trabalho para atender as necessidades das empresas, e a busca e retenção desses talentos é hoje um dos maiores desafios das organizações. Mais do que encontrar esses profissionais e oferecer atrativos remuneratórios e de crescimento de carreira, estão às ações que a companhia disponibilizará para que esse talento se sinta engajado, motivado e que alcance seus resultados pessoais e profissionais, dentro e fora dos muros da organização.

Parte desse engajamento está nas mãos do gestor de pessoas, figura essencial para que todo o capital humano da organização esteja envolvido e alinhado com a missão e valores da empresa. É por meio dele que a gestão de talentos é concretizada, através de processos estratégicos que identifiquem competências, reconheçam boas práticas e mensure resultados. O fato é que muitos acreditam que só é possível gerir talentos com uma boa gestão de relacionamento, já que estamos tratando de pessoas.

Apesar de poucos se darem conta, a gestão de talentos inicia-se no momento da contratação. De nada adianta ter a mão um bom profissional, se o mesmo não está alinhado à cultura da organização. Por isso, o processo de recrutamento e seleção nesses casos é tão importante. É preferível se aprofundar no processo de contratação, e conhecer melhor as competências, anseios e o plano de carreira almejado pelo candidato a ter que remanejar processos para mantê-lo engajado em sua função. Traçar o perfil do profissional ideal para a função, já considerando características profissionais e pessoais, auxilia na busca pelo talento e em como a empresa vai gerir esse profissional para alcançar seus resultados.

Quando presente na organização, esse talento deve ser observado constantemente para que tenha todo o respaldo necessário para exercer sua função. A prática do feedback auxilia muito nesse processo, pois todo o profissional quer se sentir parte integrante da organização e, o papel do gestor de pessoas no momento da troca de experiências, no planejamento de atividades e no alcance de metas auxilia para que a relação com esse talento seja assertiva e duradoura.

O profissional talentoso não busca apenas bons pacotes de benefícios e uma remuneração atraente, muito deles estão atrás de empresas que lhes proporcionem qualidade de vida, crescimento profissional, plano de carreira e principalmente um ambiente profissional saudável e competitivo. Gestores de pessoas devem definir as ações que proporcionarão todos os requisitos para que sua empresa seja saudável e atrativa aos olhos de seus profissionais. A atração, retenção e gestão de talentos é uma troca e sua prática envolve o que você oferece e o que almeja em troca. Quando os objetivos são bem definidos e quando há um planejamento adequado focado nas pessoas, certamente os talentos serão parte integrante da organização e exercerão suas qualidades e competências em prol da organização.

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog

Entre em contato, tire suas dúvidas ou solicite uma proposta

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial fará contato com você.

Reconhecimentos Públicos
Algumas das empresas que confiam na excelência
da CR BASSO para treinar seus colaborades