Voluntariado e Organização: uma parceria consciente

COMPARTILHAR POST

Voluntariado e Organização: uma parceria consciente

Mais do que uma ação social que tem como objetivo contribuir com pessoas e projetos em uma sociedade, a prática do voluntariado tornou-se uma competência muito admirada no mercado de trabalho. O sentimento de solidariedade, cidadania e participação social apresenta ao gestor e/ou RH, características primordiais para exercer funções na rotina corporativa como espírito de liderança, colaboração, facilidade em trabalhar em equipe, envolvimento nos processos das empresas e, por isso que essa prática é vista por muitas empresas como requisito decisivo no momento da contratação ou promoção de um cargo.

Contudo, para que isso seja possível, o colaborador deve estar engajado em não só mostrar a empresa a sua capacidade de se envolver em projetos sociais, e sim em tornar o voluntariado uma ação de solidariedade, respeito e comprometimento com o próximo dentro e fora dos muros da empresa. Confira o que será abordado nesse post:

Responsabilidade Social

Juntamente ao trabalho voluntário, há também outra vertente da Responsabilidade Social, que é o envolvimento das empresas ações de voluntariado. Seja por meio de ONGs e ações esporádicas ou por projetos desenvolvidos pela própria organização, quando uma ação voluntária é adotada, ela traz mudanças significativas a todos os envolvidos e, quando incentivada entre colaboradores e equipes pode contribuir com a empresa, tornando a prática do voluntariado um aprendizado sustentável e consciente.

É fato que muitas organizações estão engajadas nessa causa, mas há ainda muito a ser feito para implantar o conceito de voluntariado entre os valores da organização, pois isso envolve a importância que a mesma dá para as ações de Responsabilidade Social.

Quando a empresa possui um projeto voluntário empresarial – que é definido por um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade – o tipo de apoio que é oferecido varia conforme o grau de estruturação que ela pretende investir. Ações mais estruturadas e complexas demandarão maior esforço, dedicação e investimento.

Saiba como sua empresa pode incentivar seus colaboradores e investir em práticas de voluntariado:

  • Oferecer recursos para projetos/ações de caráter assistencial, educacional, cultural, ambiental etc.;
  • Permitir que os funcionários usem as instalações da empresa para planejar e, eventualmente, executar ações voluntárias;
  • Permitir que o funcionário utilize o telefone no horário do expediente para combinar ações de voluntariado e, eventualmente, parte do horário de trabalho para fazer a sua atividade;
  • Oferecer capacitação para o funcionário melhorar sua performance como voluntário;
  • Criar um banco de oferta e procura de atividades voluntárias.

O que o voluntariado pode fazer:

Cada pessoa é voluntária à sua moda e é a soma das diferentes maneiras de exercer o voluntariado que torna a proposta de agir em grupo muito rica. A melhor dica para definir como atuar é identificar as potencialidades de colaboração de cada um, as necessidades da comunidade e pôr a imaginação para funcionar. O voluntário pode atuar:

  • Ajudar na reforma das instalações de uma entidade social;
  • Promover gincanas e eventos de arrecadação de recursos;
  • Organizar campanhas;
  • Realizar atividades educativas, como contar histórias para crianças em entidades de atendimento à infância;
  • Dar apoio emocional a pessoas hospitalizadas ou doentes crônicos;
  • Realizar atividades de entretenimento para idosos;
  • Organizar passeios para adolescentes;
  • Ler livros para cegos;
  • Criar e desenvolver projetos de média duração, atendendo a necessidades específicas da comunidade;
  • Colocar suas habilidades profissionais específicas a serviço da instituição;
  • Participar do conselho de entidades sociais;
  • Utilizar sua rede de contatos para articular a captação de recursos para as instituições apoiadas.

Fonte de pesquisa:

http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/MnVoluntariado.pdf

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: