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Neste treinamento trataremos do passo a passo do feedback. Nele, o participante terá ampliado sua habilidade na preparação prévia, escolha de conteúdo e forma de realizar o feedback especialmente em ações de devolutiva pós avaliação de desempenho.

Considerações

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais importante é o feedback. Com ele é possível orientar os colaboradores na execução das atividades da forma desejada, orientar no desenvolvimento das competências que o levarão à promoção almejada, enfim feedback é oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Oferecer feedback eficiente é uma das técnicas mais poderosas de comunicação. Quando melhoramos nossas habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. É esse o poder que esse conceito tem. Quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode realmente reagir com baixa produtividade e/ou comportamentos inadequados. Dar feedback é um desafio, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno. E ser capaz de fazer uma “leitura” das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver. Feedback requer técnica.

Objetivos

  • Destacar a importância do fator humano no desempenho das organizações e formas de avaliar seu desempenho.
  • Apresentar os diferentes modelos para avaliação do desempenho: resultados ou competências e suas formas de aplicação.
  • Apresentar um modelo de referência e respectivos critérios “régua” para realizar a avaliação do desempenho.
  • Interpretando os resultados pós-avaliação de desempenho.
  • Discutir a importância da comunicação nas relações humanas, enfatizando o uso dos recursos da comunicação verbal e não verbal.
  • Apresentar e discutir o conceito de assertividade e sua influência no atual contexto das relações interpessoais.
  • Discutir a importância de uso de “dados e fatos” e não de “inferência” no processo de feedback pós-avaliação.
  • Refletir os aspectos que impactam positiva ou negativamente nas relações interpessoais.
  • Compreender os conceitos que refletem as relações de “Exposição e Feedback”, através dos conceitos da Janela de Johari.
  • Destacar as consequências mais comuns decorrentes das ações de feedback, ressaltando os cuidados para dar e receber feedback em ambientes corporativos, levando em conta o grau de maturidade dos avaliados.
  • Ressaltar a importância do bom relacionamento interpessoal para fomentar a melhoria da comunicação e do espírito de equipe, uma vez que feedback não deve ocorrer apenas em sessões pós-avaliação de desempenho.
  • Realizar oficinas práticas de feedback para gerar compreensão da estruturas e processo de linguagem entre os participantes fazendo uso da assertividade.

Público-Alvo

Gestores e líderes das empresas e demais profissionais que almejam cargos de liderança ou que são responsáveis pela avaliação e feedback pós-avaliação de desempenho de outras pessoas.

Programa

O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.

Customização

Este programa poderá ser customizado para atender as necessidades específicas de sua organização. Solicite uma proposta, descreva sua necessidade ou fale com um consultor.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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