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Considerações

O assédio moral tem provocado uma quantidade crescente de ações judiciais contra empresas de todos os setores. Os responsáveis pela empresa na maioria das vezes nem têm conhecimento da ocorrência do problema até receber uma intimação judicial. Em princípio, a empresa é responsável pelo que ocorre no seu ambiente, inclusive nas relações entre chefes e subordinados e também entre os próprios colegas de trabalho. Além do prejuízo financeiro, o assédio moral provoca a queda de rendimento profissional e, muitas vezes, provoca alterações no ambiente de trabalho de toda a equipe. Desde 2002, bancos, redes de fast-food, montadoras, empresas públicas, enfim, empresas dos mais variados setores já se sentaram no banco dos réus. As condenações estipulam indenizações que variam de R$5 mil a R$ 2milhões. Entretanto, há formas de se minimizar a ocorrência do assédio a partir de sensibilização dos profissionais que nela atuam e mesmo com o reforço na cultura interna da organização quanto às melhores práticas nos relacionamentos.

Objetivos

  • Discutir com os participantes o que conceitua o assédio moral no trabalho e o que o caracteriza.
  • Entender as bases e a dinâmica da relação para que ele ocorra.
  • Verificar de quem é a responsabilidade no assédio moral e quem responderá pela sua reparação.
  • Entender as consequências individuais e coletivas do assédio moral na organização.
  • Debater com o grupo os princípios que regem o comando disciplinar e como exercê-lo de forma firme, porém respeitosa, nas relações de trabalho.
  • Fomentar no grupo a importância da cultura preventiva, a manutenção do equilíbrio relacional e a prevenção de passivo resultante.

Público-Alvo

A todos os profissionais que necessitem obter conhecimento sobre este tema ou lidar diretamente com situações geradoras do assédio moral em especial a todos que atuam na liderança de pessoas.

Programa

O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.

Customização

Este programa poderá ser customizado para atender as necessidades específicas de sua organização. Solicite uma proposta, descreva sua necessidade ou fale com um consultor.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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