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A comunicação eficaz pode determinar o sucesso das relações com os clientes

Considerações

A comunicação eficaz pode determinar o sucesso das relações com os clientes. Contudo, muitas vezes, nossa comunicação é incompleta, sem um objetivo claro, sem resultados, pois nossas atitudes e comportamentos bloqueiam a clareza, a transparência e a confiança. É preciso haver espaço para a comunicação facilitadora e argumentativa. Precisamos transmitir mensagens que levem à ação, à tomada de decisões e à construção de relacionamentos sólidos.

Objetivos

  • Valorizar a comunicação argumentativa como fator determinante para o sucesso das pessoas, das equipes e dos negócios.
  • Desenvolver estratégias de comunicação que facilitam a transmissão da informação e o fortalecimento das relações de negócios.
  • Identificar as questões que prejudicam a comunicação eficaz nas empresas.
  • Definir os fatores que conduzem à eficácia dos diversos tipos de comunicação (assertividade, clareza, empatia, escuta ativa).
  • Gerar compreensão das estruturas e do funcionamento eficaz dos processos de linguagem, feedback, argumentação e persuasão.
  • Exercitar a comunicação em situações simuladas e elaborar um projeto de melhoria individual.

Público-Alvo

Diretores, Gerentes, Líderes de todas as áreas e demais colaboradores que precisam aprimorar seu poder de comunicação e convencimento de pessoas.

Programa

  • Como estabelecer uma comunicação eficaz
    • Quais são os verdadeiros problemas de comunicação nas relações corporativas?
    • A importância da comunicação na criação de ambientes de cooperação e confiança
    • O que é argumentar?
  • Argumentar: mover pessoas
    • Por que não argumentamos bem?
    • As armadilhas da argumentação
    • Técnica de argumentação: 1P3As
  • Os cinco pilares da argumentação
    • Clareza
    • A importância do pensamento estruturado
    • Técnicas de organização do pensamento
    • Assertividade
    • Comportamentos assertivos e não assertivos
    • Técnicas de assertividade
    • Empatia
    • Resultados da comunicação empática
    • Formas de empatia
    • Comunicação verbal e não verbal
    • Interatividade: diálogo
    • Diferenças entre argumentação, motivação e persuasão
    • Como usar a ferramenta adequada a cada situação
    • Os vários tipos de interlocutores e suas necessidades de comunicação
    • Transparência
    • Posturas positivas na comunicação negocial
    • O tempo certo da transmissão
    • Técnicas de comunicação (e-mails, telefones, reuniões, bom uso da língua portuguesa e escolha da linguagem adequada)
  • Como aplicar a argumentação
    • No relacionamento com o cliente
    • Na construção de equipes assertivas
    • Diante de resistências
  • Projeto de melhoria pessoal

Metodologia

Explanações interativas com participação constante do grupo. Aplicação de exercícios na consolidação dos conceitos, sempre considerando a realidade profissional. O curso traz práticas para desenvolver comportamentos comunicacionais propondo soluções aplicáveis. Cada fator de sucesso é trabalhado por meio de dinâmicas e momentos de autoanálise. Ao fim do treinamento, os participantes preparam um projeto de melhoria individual.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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