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Se você tem dificuldades para criar relatórios gerenciais, ou considera que seus relatórios não estão contribuindo para a tomada de decisão, conheça nosso curso de Elaboração de Relatórios Gerenciais e aprimore sua comunicação de forma simples, objetiva e eficaz.

Considerações

Manter as pessoas informadas sobre o que acontecendo no dia a dia das organizações não é uma tarefa fácil. Mais difícil ainda é detectar o que é relevante num mar de irrelevância. Somente o ato de elaborar atas, relatórios, informativos e outras coisas mais, não é suficiente. Todos eles precisam ser bem elaborados, pois as pessoas têm pouco tempo para ler, entender, analisar e decidir sobre o que está sendo escrito. Isto se torna mais crítico quando estamos falando de relatórios gerenciais, que são os instrumentos para apoiar o processo de tomada de decisão executiva. Estes relatórios devem ser bem estruturados de forma a permitir ao leitor, no final do relatório, saber o que fazer. Tudo isto é tratado com muitos detalhes neste nosso curso de Elaboração de Relatórios Gerenciais.

Objetivos

  • Apresentar conceitos e fundamentos para a elaboração e análise de relatórios gerenciais e uma orientação adicional para relatórios operacionais e técnicos.
  • Apresentar metodologia sistêmica para a elaboração e análise de relatórios gerenciais, considerando-se as análises, as conclusões e as recomendações.
  • Exercitar a prática de elaboração de relatórios gerenciais, focando dois tipos distintos e usuais de relatório gerencial – um com conteúdo numérico e outro com conteúdo não numérico.
  • Possibilitar a análise crítica dos relatórios trazidos pelos participantes, de modo a perceberem os pontos fortes e as oportunidades de melhorias.

Público-Alvo

Todos os profissionais da empresa que necessitam aprimorar a habilidade em elaboração e análise de relatórios gerenciais.

Programa

  • Módulo I: Relatórios Gerenciais
    • Conceituação de relatório
    • Os quatro tipos principais de relatório
    • Reflexões sobre relatório gerencial
    • Excelência e relatório gerencial
    • Requisitos do relatório gerencial
    • Traço comum nos relatórios gerenciais
    • Orientações para um bom relatório gerencial
  • Módulo II: Processo Decisório
    • Processos sistemáticos
    • Ciclo decisório
    • Natureza do conhecimento científico
    • Fluxo do processo decisório
    • Relatório gerencial com base no processo decisório
  • Módulo III: Raciocínio Piramidal
    • Importância da estrutura piramidal em relatórios gerenciais
    • Raciocínio descendente e ascendente
    • Regras da estrutura piramidal
    • Uso da lógica no raciocínio piramidal
    • Abordagem indutiva e dedutiva
    • Evidência e inferência – A busca da verdade
    • Fluxo introdutório – padrão clássico da narrativa
    • Sumário da estrutura piramidal
  • Módulo IV: Gestão Empresarial
    • Estrutura da gestão organizacional
    • Avaliação de desempenho e resultado
    • Representação gráfica de desempenho e resultado
    • Regras para priorização – variáveis dependentes e independentes
    • Indicadores globais e operacionais da empresa
  • Módulo V: Tratamento de Dados
    • Reclamações comuns dos executivos
    • Pensamento e raciocínio estatístico
    • Importância da estatística na transformação dos dados
    • Estatística descritiva – representação gráfica
    • Estatística indutiva – processo decisório
    • Orientação básica para tratamento de contínuos e discretos
  • Módulo VI: Passos do Relatório
    • Estrutura lógica de relatório gerencial
    • Necessidade de relatórios – relatório gerencial
    • Passos sistêmicos para elaboração de relatório gerencial
  • Módulo VII: Tipos de Relatórios
    • Essência do relatório gerencial
    • Essência do relatório técnico
    • Essência do relatório operacional
    • Essência do relatório acadêmico
    • Comparação entre os quatro tipos principais de relatórios
  • Módulo VIII: Relatório Operacional
    • Características do relatório operacional
    • Diferenças do relatório gerencial com o relatório operacional
    • Principais tipos de relatórios operacionais
    • Estrutura típica do relatório operacional
    • Transformação do relatório operacional em relatório gerencial
  • Módulo IX: Dicas para Relatório*
    • Compreensão dos leitores e objetivos
    • Estratégias para a escrita
    • Agrupamento das informações
    • Ordenação das ideias
    • Concentração no conteúdo e forma
    • Concentração na clareza e precisão
    • Avaliação final do relatório
  • Módulo X: Desenvolvimento do Texto*
    • Padrão de redação para textos claros e objetivos
    • Recomendações para desenvolvimento do texto
    • Dicas para desenvolvimento do texto
  • Módulo XI: Prática de Relatórios
    • Elaboração de relatório gerencial – dados numéricos
    • Elaboração de relatório gerencial – dados não numéricos
    • Transformação do relatório operacional em relatório gerencial
    • Análise crítica dos relatórios trazidos pelos participantes

* Módulos Informativos.

Metodologia

Apresentação socrática dos conceitos, fundamentos e metodologia com aplicação prática de elaboração de relatórios gerenciais de situações trazidas pelo Apresentador, bem como análise dos relatórios trazidos pelos participantes.

PRÉ-REQUISITOS: Desejável conhecimento de estatística básica e contabilidade gerencial (elementar), métodos racionais de análise e solução de problemas e vivência (noção) da área organizacional de uma empresa.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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