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Indicadores ajudam a organização a medir e monitorar seu progresso em direção as metas e/ou planos de ação. Participe deste treinamento e descubra como você pode beneficiar sua organização pela definição e estruturação dos indicadores nas diversas áreas.

Considerações

Indicadores de performance constituem em uma das mais potentes ferramentas de monitoramento de resultados operacionais e administrativos e como tais, devem ser corretamente elaborados para assegurar a efetiva medição do desempenho de um sistema de gestão. Indicadores são “veículos de comunicação” e permitem, através deles, que os executivos do alto escalão comuniquem a visão e missão aos diversos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização das estratégias expressas pelos objetivos e metas da organização.

Objetivos

  • Refletir sobre as atuais tendências em aderir ao paradigma de gestão do desempenho mensurável.
  • Apresentar modelos de gestão e sua contribuição ao monitoramento por indicadores.
  • Apresentar os conceitos que apoiam a filosofia do Balanced Scorecard – BSC como ferramenta de gestão estratégica para o fortalecimento do desempenho futuro e respectivo painel de indicadores.
  • Discutir a importância de identificar os fatores críticos de sucesso e como sua descoberta favorece o desdobramento dos objetivos e elaboração dos indicadores, seguindo a filosofia do BSC.
  • Conceituar e desenvolver na prática a percepção pelos indicadores de resultados, de esforços e de controle pela reflexão prática da relação de causa-efeito.
  • Apresentar modelo de mapa da estratégia (quadro de indicadores do Painel de Bordo) e analisar sua aderência à missão e diretrizes organizacionais.
  • Refletir sobre o uso dos indicadores para monitorar esforços e resultados das ações implementadas.
  • Demonstrar na prática a elaboração de indicadores em casos simulados ou reais trazidos pelos participantes.

Público-Alvo

Diretores, gerentes, coordenadores e profissionais de todas as áreas com a missão de definir, construir e gerenciar sistemas de indicadores de desempenho em unidades de negócios, departamentos ou da corporação.

Programa

  • Paradigma da mensuração – o que é importante tem que ser medido
  • O que são indicadores e o que são KPI’s (Key Performance Indicator)
  • Critérios de Excelência e a Teoria das Restrições
  • Balanced Scorecard – BSC e as quatro perspectivas em que se fundamenta
  • Cultura organizacional e o planejamento: fontes inspiradoras
  • Identificação dos fatores críticos de sucesso
  • Objetivos e metas SMART
  • Como surgem os indicadores – unidades e medidas
  • Características essenciais dos indicadores – estratégicos e táticos
  • Formulação dos indicadores de medição dos objetivos e ações (resultantes, esforços e controle)
  • Aderência e alinhamento entre os indicadores através da árvore de relações de causa-efeito
  • Mapa da estratégia – Painel de Bordo BSC
  • Gestão a vista e análise crítica de desempenho pelos indicadores
  • Adoção do feedback estratégico – Ciclo PDCA da gestão
  • Estudo de casos simulados ou reais trazidos pelos participantes para aplicação prática dos conceitos

Metodologia

Apresentação dialogada dos conceitos, análise e discussão da metodologia enfatizando a importância das fontes inspiradoras para os indicadores, refletindo a identificação dos grandes desafios estratégicos e operacionais. Além da conceituação, destacaremos o desdobramento prático do uso de indicadores de resultados, esforços e de controle. Demonstração do Painel de Bordo e sua importância na comunicação da estratégia e desempenho. Estudo de caso prático será utilizado para favorecer a construção e monitoração dos indicadores.

Informações Adicionais

  • Benefícios: Coffee Break, Material didático e de apoio, Certificado de Participação e Networking.
  • Condições Especiais de Pagamento: Boleto, Depósito Bancário ou Cartão de Crédito. Pessoa Física pode parcelar em até 06x. Pessoa Jurídica, consulte descontos progressivos para mais de uma inscrição.
  • Local de realização: Nossos Cursos são realizados em locais de fácil acesso, próximos a estações de Metrô, em Auditórios no Bairro da Saúde ou próximo à região da Av. Paulista – São Paulo /SP. O endereço e facilidades de acesso serão informados junto com a confirmação do evento.
  • Carga Horária
    08 horas
  • Investimento
    R$940,00 ou R$846,00 para inscrições realizadas em até 15 dias antes da data de realização do evento.
  • Próximas Turmas

Curso disponível na modalidade:

Aberto
In Company
Depoimentos
  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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