Considerações
O relacionamento interpessoal é uma das inúmeras variáveis que interferem na produtividade, na comunicação, na construção da confiança e na cooperação entre as pessoas gerando consequências aos resultados organizacionais. Em tempos em que a atitude humana, é o grande desafio para as organizações, este treinamento visa promover o autoconhecimento para que as pessoas possam melhor reconhecer – a si e aos outros, aliviando tensões no trabalho e na vida pessoal, tornando-se mais produtivas e motivadas.
Objetivos
- Preparar pessoas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional, proporcionando condições, que sejam facilitadoras, para a prática de comportamentos e atitudes assertivas.
- Aprimorar as habilidades de comunicação dos participantes, enfatizando a comunicação verbal e a não verbal, como condições de aprimoramento nas relações humanas.
- Desenvolver nos participantes a importante competência de dar e receber feedback de modo assertivo em ambientes de trabalho.
- Identificar, analisar e fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.
Público-Alvo
Diretores, gerentes, supervisores, chefes, encarregados e outros profissionais que desejem melhorar a competência nas relações pessoais e profissionais.
Programa
- Crenças e valores individuais e grupais
- Percebendo a si e ao outro – interpretando comportamentos
- Relacionamentos como fator decisivo para o desenvolvimento pessoal
- Compreendendo e demonstrando interesse pelo outro
- Empatia – conferindo credibilidade e segurança a si próprio
- Complementações adequadas e inadequadas dos papéis
- Como trabalhar os relacionamentos interpessoais:
- Qualidade no relacionamento: receptividade, empatia, segurança, confiabilidade
- Assertividade nos relacionamentos
- Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos
- Utilizando o feedback de modo produtivo nos relacionamentos
- Habilidades sociais e seus impactos nos relacionamentos
- Competência para administrar relacionamentos e criar redes
- Preparando para entender os conflitos
- Preconceitos e estereótipos
- Hostilidades e atritos pessoais
- Empatia: reconhecer as emoções nos outros
- Trabalhando os conflitos nas relações interpessoais e atuando como facilitador
- Tipos de conflitos: positivos e negativos
- Identificação e análise das manifestações conflituosas
- Como trabalhá-las: superação de conflitos
- A corresponsabilidade – gestores e subordinados, na criação e manutenção de um clima de harmonia nas relações humanas no trabalho.
- Reavaliando comportamentos e atitudes – autoavaliação e ações de melhoria
Metodologia
O curso de Relações Interpessoais e Conflitos utilizará dinâmicas de grupo e exercícios de aprendizagem vivenciada em oposição ao simples conhecimento/ informação. A característica interativa do programa, permitirá discussões e análise de situações, ampliando percepções comungadas com os colegas do ambiente profissional.