Considerações

Em tempos de instabilidade da moeda e extrema competição nos mercados, tornou-se imprescindível aprimorar a expertise empresarial, em especial quanto ao tratamento dos custos de operação e como aplicá-los à formação de preços. Em mercados competitivos que faz o preço em última análise é o comprador, daí a importância de entender a formação de custos e manter-se como forte competidor. Neste treinamento, discutiremos o custeio por absorção – modelo oficial, e daremos ênfase no custeio direto, este mais favorável no apoio às decisões de formação de preço – baseado na margem de contribuição, pois trata de maneira diferenciada os custos fixos e variáveis. Lucro quem dá é a empresa, produtos geram margem. Abordaremos as diferentes metodologias para a formação de preços em indústria, comércio e serviços. Participando deste treinamento, você estará em contato com estes conceitos e práticas para gerar sucesso na formação de preços e obter melhores resultados em sua organização.

Objetivos

  • Refletir os impactos na formação do lucro empresarial – receita, custo, despesa; a cadeia de agregação de valor e suas influências na estratégia empresarial.
  • Apresentar os fundamentos da contabilidade financeira, a estruturação do balanço, a geração de informações sobre custos e despesas.
  • Apresentar e discutir aspectos relacionados à custos fixos e variáveis, diretos e indiretos e seu tratamento na apropriação dos custos e o tratamento das despesas de depreciação.
  • Apresentar os conceitos e práticas adotadas na formação de custo de produtos e serviços, apoiados no custeio por absorção – práticas de rateio.
  • Discutir o sistema de custeio ABC, como fonte inspiradora para a redução de custos – práticas de rastreio.
  • Apresentar os conceitos e práticas de cálculo baseado no custeio variável, este último, evidenciando a análise da margem de contribuição no apoio às decisões de custo – não ao rateio e não ao rastreio.
  • Apresentar um modelo de orçamento de resultados refletindo as variáveis de preço, custo e despesas na formação do resultado operacional.
  • Estudar a análise do ponto de equilíbrio, contábil, econômico e financeiro e sua importância na reflexão estratégica de custos x preços x volumes.
  • Apresentar os cálculos do custo da mão-de-obra direta e o impacto dos encargos.
  • Discutir os novos paradigmas e a influência dos Cinco C’s – custos, clientes, canais de distribuição, concorrentes e compatibilidade no estabelecimento dos objetivos que guiam as decisões na fixação do preço.
  • Apresentar os modelos de cálculo de preços: mark-up desejado; retorno do investimento e modelo baseado no custo.
  • Demonstrar as práticas de cálculos (modelos) para elaboração do preço de venda, considerando as influências fiscais e financeiras na indústria, no comércio e em serviços.
  • Discutir as estratégias na formação do preço empregadas por empresas líderes, empresas seguidoras, no curto e no longo prazo.
  • Exercitar casos simulados de formação de preços na indústria, comércio e serviços, para o fortalecimento dos conceitos apresentados.

Público-Alvo

Profissionais que atuam em fixação de preços, compras, vendas, contábeis, finanças, controladoria, responsáveis em elaborar, analisar e discutir o custo de produtos/ serviços e preço de venda no contexto da estratégia empresarial.

Programa

O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.

Customização

Este programa poderá ser customizado para atender as necessidades específicas de sua organização. Solicite uma proposta, descreva sua necessidade ou fale com um consultor.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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