Considerações
É fácil compreender que os líderes de uma organização desempenham um papel fundamental, ou seja, transformam estratégias em resultados. No atual ambiente, há enormes exigências quanto à priorização para melhor uso do tempo e consequentemente, atingimento dos resultados. O tempo é repleto de paradoxos. Muitos lamentam, a falta de tempo, porém, todos temos o mesmo tempo disponível. Por que motivo então, cada vez mais pessoas reclamam da falta de tempo? Seria o excesso de atividades ou a falta de ferramentas e métodos eficazes? Precisamos refletir se de fato precisamos gerenciar o tempo ou gerenciar as nossas energias. Nós não nos conhecemos e não conhecemos suficientemente o tempo. Nós nos sobrecarregamos e nos deixamos sobrecarregar. Precisamos distinguir o urgente do importante. Trabalhar no que é importante, significa ter um propósito de vida com objetivos claros, planejamento elaborado, priorização do que fazer primeiro, análise crítica dos resultados e zelar pelos relacionamentos.
Objetivos
- Refletir junto aos participantes sobre o significado do tempo e como as suas dimensões são percebidas, na vida profissional e pessoal e a contabilidade do tempo.
- Discutir o impacto que o mau uso do tempo acarreta em nossa vida pessoal e profissional, as características de quem faz bom uso do tempo e a responsabilidade do gestor no exemplo aos liderados.
- Gerar reflexão sobre as 10 Saúdes, adaptado das 5 Saúdes da OMS, visando alertar os participantes sobre os riscos à saúde e a produtividade decorrentes do estilo de vida acelerado.
- Apresentar conceitos e práticas no gerenciamento das energias e não do tempo, conforme estudos de Jim Loehr e Tony Schwartz e auditoria individual na prática de como estamos cuidando de nossas energias.
- Discutir a importância do levantamento no uso do tempo, pois só mudamos o que gerenciamos e só gerenciamos o que medimos.
- Diagnosticar o uso do tempo para identificar as oportunidades de melhoria através de teste prático.
- Identificar os principais desperdiçados de tempo, tanto internos como externos e a responsabilidade do gestor.
- Apresentar os quatro princípios da administração do tempo: objetivos smart, planejamento, priorização e controle pela filosofia do Ciclo PDCA.
- Apresentar ferramentas no apoio à priorização através do Principio de Pareto, Ferramenta GUT e a Matriz de Urgência e Importância de Stephen Covey.
- Destacar aspectos relevantes no gerenciamento de pessoas, na comunicação e comportamento assertivo na condução de conflitos e habilidades em dizer “não”.
- Analisar a tendência à procrastinação, práticas de reuniões produtivas, práticas de delegação e técnicas de concentração/ foco.
- Exibir vídeo instrucional para análise, discussão e reforço dos temas abordados fornecendo dezenas de dicas rápidas aos participantes.
- Fornecer valiosas dicas de economizadores de tempo, destacando a importância de empregarmos o tempo no que agrega valor ao negócio e à nossa vida pessoal aplicando o 5 Sensos – Housekeeping Pessoal na organização do ambiente de trabalho.
- Realizar reflexões e exercícios práticos para identificar o que queremos ou precisamos mudar, através do melhor uso do tempo e aplicação prática da Ferramenta 5W2H.
Público-Alvo
Diretores, Gerentes, Supervisores e demais Líderes, que necessitem melhor gerenciar o tempo como fator competitivo, visando obter melhores resultados no campo pessoal, profissional e para a melhor qualidade de vida.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Customização
Este programa poderá ser customizado para atender as necessidades específicas de sua organização. Solicite uma proposta, descreva sua necessidade ou fale com um consultor.