Considerações
É fácil compreender que os gestores de uma organização desempenham um papel fundamental, ou seja, transformar estratégias em resultados. A excelência no desempenho do gestor está associada pela sua capacidade em lidar com as mudanças no ambiente organizacional aliado à humildade em aprender a desenvolver competências suas e da equipe e isso só é possível, a partir de autoanálise e autorreflexão dos pontos fortes e oportunidades. Precisa ser perseverante no conhecimento e na prática das políticas internas de gestão como apoio para a reflexão e elaboração do plano operacional e seus desdobramentos na área de atuação. Os resultados só acontecerão se forem acompanhados de ações práticas para energizar o recurso mais valioso da organização que são as pessoas. Assim, o grande destaque é conseguir desenvolver sua equipe e obter seu comprometimento para os desafios organizacionais. Este treinamento tem como foco central tornar a execução um sucesso a partir da gestão de pessoas.
Objetivos
- Discutir os desafios em gestão de pessoas e a importância de reconhecer e praticar a cultura organizacional.
- Destacar a importância da gestão por indicadores (paradigma da mensuração) e seu poder transformador.
- Demonstrar a filosofia do Balanced Scorecard com ênfase na perspectiva “aprendizado e crescimento” (pessoas).
- Orientar na identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de pessoas para atingimento dos objetivos/ metas.
- Destacar a importância da gestão de pessoas apoiado na avaliação do clima organizacional.
- Apresentar conceitos e práticas do empowerment como forma de desenvolver a equipe.
- Compreender a importância da avaliação do desempenho e do feedback para gerar consequências aos subordinados.
- Destacar a assertividade do gestor na comunicação e posicionamento nas ações de feedback.
- Valorizar o trabalho em equipes e seus benefícios para a área e a organização.
- Refletir sobre a importância da prática do Ciclo PDCA pelo gestor para garantir excelência em seus resultados com pessoas.
- Exercitar na prática o desdobramento dos desafios na gestão de pessoas em planos de ação.
Público-Alvo
Gestores das diversas áreas da organização interessados em aprimorar suas práticas na gestão de pessoas.
Programa
- O que é gestão e o que é gestão de pessoas?
- Responsabilidade do gestor de pessoas
- Cultura organizacional: visão, missão e valores
- Perspectiva aprendizado e crescimento na filosofia do BSC
- Paradigma da mensuração e a gestão por indicadores
- Desafios na gestão de pessoas e os fatores críticos de sucesso
- Gestão do clima organizacional
- Empowerment – empoderando pessoas
- Avaliação de desempenho para desenvolver pessoas
- Capacitação de pessoas
- Assertividade na comunicação e feedback
- Consequências do feedback para energizar a equipe e desenvolver pessoas
- Grupo x equipe – o desafio do gestor
- O poder da motivação
- Exercício prático de desdobramento “modelo” de estratégias em planos de ação na gestão de pessoas
Metodologia
Exposição dialogada dos conceitos e realização de exercícios práticos que reforcem os conceitos apresentados. A apresentação de vídeo instrucional e debates serão incentivados, associando as atividades em sala com casos da realidade organizacional possibilitando reflexão e inspiração dos participantes na adoção de novas atitudes na gestão de pessoas.
Informações Adicionais
- Benefícios: Coffee Break, Material didático e de apoio, Certificado de Participação e Networking.
- Condições Especiais de Pagamento: Boleto, Depósito Bancário ou Cartão de Crédito. Pessoa Física pode parcelar em até 06x. Pessoa Jurídica, consulte descontos progressivos para mais de uma inscrição.
- Local de realização: Auditório OXFORD - Rua Professor Aprígio Gonzaga, 35 - São Judas / CEP – 04.303-000 São Paulo/SP (A 200 metros do Metrô São Judas). ATENÇÃO: Havendo mudança do local do treinamento, este será informado previamente e por escrito.