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Considerações

É fato que diversas são as variáveis que interferem no desempenho e resultados obtidos na gestão de projetos e é certo também que o fator mais relevante é a forma como o gestor do projeto realiza as interfaces. Em virtude do avanço da gestão de projetos em todas as áreas, as organizações começaram a perceber os benefícios de uma gestão eficiente dos projetos. Como consequência, as exigências técnicas e comportamentais dos responsáveis também são maiores. Para atender essa necessidade de eficiência e eficácia crescente, a capacitação, tanto técnica como comportamental, deve ser considerada como fator crítico de sucesso para alcançar os objetivos do projeto. Muitos dos gestores de projetos tem excelente formação técnica em engenharia, ciências exatas, com formação e/ou certificação em gestão de projetos, porém, não tiveram necessariamente desenvolvimento nos aspectos humanos. Profissionais que desejam sucesso na gestão de projetos, devem se autoavaliar e comparar com as habilidades hoje requeridas, para identificar os gap’s nos seus comportamentos e detectar onde precisam evoluir nas relações humanas, como: liderança, comunicação assertiva, negociação, práticas de feedback, inteligência emocional, capacidade de reconhecimento, escuta ativa, formação de equipes, administração de conflitos e uma forte aptidão de organização e foco. Assim, para realmente atingir a excelência em gestão de projetos é de grande importância o desenvolvimento de habilidades comportamentais

Objetivos

  • Discutir a importância de reconhecer os fatores geradores de mudanças e a necessidade de adaptabilidade pelo gestor de projetos.
  • Reconhecer a cultura organizacional com ênfase na visão de futuro, missão e valores.
  • Destacar as características essenciais de um líder de projetos: técnicas, gestão e comportamentais.
  • Destacar aspectos relevantes no estilo de liderança em razão da maturidade dos membros da equipe e demais contribuintes do projeto.
  • Valorizar o uso da autoridade pelo líder de projetos que exige deste segurança, proatividade e protagonismo, ao invés de uso do poder para produzir melhores resultados.
  • Desenvolver habilidades em negociação para atrair a conspiração a favor – relação ganha/ganha.
  • Ampliar competências na persuasão e influência para obter êxito na relações de convencimento dos integrantes do projeto, expressando confiança aos demais membros (credibilidade, coerência, empatia e transparência).
  • Enfatizar a importância da comunicação verbal e não verbal na relação com liderados de projetos com ênfase no comportamento assertivo e escuta ativa, para melhor desempenho seu, da equipe e nas inter-relações com demais áreas.
  • Zelar pelo melhor relacionamento interpessoal e administração de conflitos, através do estímulo ao comportamento motivado dos liderados, favorecendo a performance da equipe do projeto.
  • Fornecer dicas valiosas aos participantes quanto às prática de feedback positivo e corretivo como forma de conquistar o engajamento e  reduzir o risco de conflitos, a partir de divergências de ordem pessoal.
  • Apresentar aspectos relevantes das relações interpessoais pelo melhor uso da inteligência emocional e auto análise pelos participantes.
  • Fortalecer a compreensão dos conceitos apresentados, através de simulação e estudos de casos na condução de projetos.

Público-Alvo

Gestores, Supervisores, Coordenadores e demais profissionais responsáveis em conduzir projetos.

Programa

O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.

Customização

Este programa poderá ser customizado para atender as necessidades específicas de sua organização. Solicite uma proposta, descreva sua necessidade ou fale com um consultor.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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