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Participe e descubra como fazer a diferença no ambiente da organização, assumindo os objetivos internos como se seus próprios fossem.

Considerações

Empreender é deliberar-se a praticar; propor-se; por em execução. A palavra empreendedor “entrepreneur” tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Em 1985 Pinchot introduziu o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização. Num ambiente em que as empresas precisam melhorar seus índices de produtividade e competitividade, elas dependem quase que única e exclusivamente de seus “profissionais” capacitados, motivados, felizes e orgulhosos e dos valores compartilhados com a organização. Propor conceitos e atividades práticas visando o desenvolvimento de competências essenciais do empreendedor interno é o grande desafio deste treinamento.

Objetivos

  • Refletir sobre conceitos de empreendedorismo – entrepreneuring e suas características no mundo corporativo.
  • Apresentar as três áreas de competências mais exigidas de um empreendedor como: técnica, gerencial e de comportamento humano, com destaque para o empreendedorismo interno.
  • Refletir sobre a necessária visão de futuro e como cada um pode fazer a diferença e não apenas passar pela história.
  • Compreender a importância da cultura organizacional – visão, missão e o respeito à prática de valores organizacionais.
  • Destacar os novos desafios empresariais e os paradigmas do empreendedor interno com foco em resultados.
  • Discutir os conceitos de marketing, marketing e vendas, marketing de relacionamento e seus reflexos para o empreendedor na gestão dos negócios.
  • Apresentar e discutir conceitos e práticas da agregação de valor ao negócio.
  • Apresentar os conceitos e metodologias aplicáveis ao desenvolvimento estratégico no estudo da estratégia empresarial.
  • Refletir sobre a necessidade do empreendedor interno estabelecer estratégias apoiadas em modelos de gestão Critérios de Excelência – PNQ, Lean Manufacturing e Balanced Scorecard – BSC.
  • Compreender o poder da filosofia do Ciclo PDCA e as práticas de melhoria contínua – kaizen.
  • Destacar a importância de interpretar os demonstrativos contábeis com análise financeira para compreender a situação atual e projetar o futuro.
  • Refletir e exercitar o custeio direto, modelo apropriado para análise de custos e preços e a tomada de decisão baseada na margem de contribuição.
  • Apresentar o conceito e a análise do ponto de equilíbrio – contábil, econômico e financeiro.
  • Apresentar um modelo de orçamento de resultados, destacando sua importância na gestão estratégica da organização.
  • Apresentar os conceitos e metodologias aplicáveis ao desenvolvimento estratégico através da Análise de Mercado – SWOT e da Matriz de Produtos e Mercados, na formulação da estratégia empresarial/área de atuação.
  • Demonstrar a importância da definição das diretrizes estratégicas – grandes desafios e a identificação dos fatores críticos de sucesso para a sustentação da estratégia empresarial.
  • Destacar a filosofia de gestão Balanced Scorecard – como instrumento para monitorar através do painel de indicadores o desempenho do negócio/área de atuação.
  • Destacar os principais indicadores de resultados na organização: ROI, ROA, ROE, EBITDA e o modelo DuPont de análise de retorno.

Público-Alvo

Proprietários, diretores, gerentes, e demais executivos responsáveis pela condução dos negócios e geração de resultados em Organizações ou Unidades de Negócios.

Programa

O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.

Customização

Este programa poderá ser customizado para atender as necessidades específicas de sua organização. Solicite uma proposta, descreva sua necessidade ou fale com um consultor.

  • Conteúdos adaptados às expectativas da empresa cliente;
  • Alinhamento prévio do conteúdo com o Consultor;
  • Oportunidade de integração de um grupo de funcionários da empresa cliente;
  • Redução no custo do treinamento por participante;
  • Adequação de carga horária e programação de datas;
  • Disseminação de ações e temas específicos da contratante;

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