Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima OrganizacionalA Pesquisa de Clima Organizacional é um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos, através da percepção de seus colaboradores com as práticas de gestão. Daí a importância de se mensurar o nível de satisfação interno, identificando quais os fatores que contribuem para alavancar o índice de satisfação e quais as oportunidades de melhoria, permitindo organizar e implementar ações que atendam as necessidades dos colaboradores.

Gera uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, consequentemente, da produtividade da empresa.

Trata-se de uma ferramenta que vem auxiliar a área de RH a atuar de forma estratégica, possibilitando uma atuação alinhada às diretrizes da empresa, apoiando as iniciativas e planos de ação que contribuem para a execução das estratégias do negócio.

Pesquisar o clima é um ato que exige coragem, pois através desse diagnóstico é possível saber se os “colaboradores” estão satisfeitos em trabalhar na organização. Não se consegue alavancar resultados positivos sem que haja engajamento deste com a organização e consequentemente com os seus resultados. O fato de participar da pesquisa já favorece a elevação dos seus níveis de motivação dos empregados.

As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultados. É importante dizer que a pesquisa de clima deve sempre estar coerente com o plano estratégico e deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais.

Para que a organização tenha sucesso na mensuração do clima, é necessário credibilidade no processo, confidencialidade e confiança. Assim, e por entender a importância de ter colaboradores motivados, comprometidos e engajados com a cultura da organização, a CR BASSO Consultoria e Treinamento oferece a seus clientes toda a expertise em pesquisa de clima.

Pesquisa de Clima Organizacional

Principais contribuições da pesquisa de clima:

As principais contribuições que podemos obter da pesquisa de clima são:

  • Obter o alinhamento da cultura com o Planejamento da organização.
  • Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores.
  • Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
  • Otimizar a comunicação.
  • Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
  • Enfocar o cliente interno e externo.
  • Otimizar as ações da liderança, tornando-as mais consistentes.
  • Aumentar a produtividade.
  • Diminuir o índice de rotatividade.
  • Criar um ambiente de trabalho seguro.

Acreditamos, assim, que para o colaborador realizar um bom trabalho, é preciso que saiba que possa e que queira fazê-lo. Saber fazer é uma questão de: conhecimentos e habilidades. Logo, uma questão de treinamento. Poder fazer é uma questão de ter e poder usar os recursos necessários. Querer fazer é uma questão de vontade que depende do estado de espírito, do ânimo, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho.

Logo, o “querer fazer” está associado ao clima organizacional, que muitas vezes é onde encontramos as causas da má qualidade nos produtos e serviços oferecidos.

Enfim, as pessoas precisam sentir orgulho daquilo que fazem e, se fazem bem feito, sentem-se felizes, confortáveis e satisfeitas. Logo:

Pessoas Felizes + Ambiente Saudável = Serviços com Qualidade

Formas de contratação da pesquisa de clima:

São quatro as formas de contratação para este projeto:

Modelo Prático (*) Modelo Customizado (*)
  • Alinhamento, planejamento e comunicação
  • Questionário Modelo Padrão
  • Aplicação do instrumento via internet ou formulário impresso
  • Coleta e tabulação dos dados
  • Tratamento dos dados em planilhas e gráficos
  • Análise e interpretação quantitativa
  • Identificação das maiores favorabilidades
  • Identificação das maiores desfavorabilidades
  • Entrega dos resultados
  • Alinhamento estratégico, planejamento, estratificação e comunicação
  • Customização do instrumento (fatores a serem pesquisados, questionário, perguntas, plataforma de trabalho, etc)
  • Sensibilização dos participantes da pesquisa
  • Aplicação do instrumento via internet ou formulário impresso
  • Coleta e tabulação dos dados
  • Análise e interpretação quantitativa
  • Focus Group (*) quando necessário
  • Análise e interpretação qualitativa
  • Tratamento dos dados em planilhas e gráficos
  • Identificação das maiores favorabilidades
  • Identificação das maiores desfavorabilidades
  • Proposta/ sugestão de planos de ação
  • Apresentação dos resultados
(*) Modelo simplificado (*) Desenvolvido em parceria com o Cliente

 

Modelo Empresa (*) Desdobramento pós Pesquisa (*)
  • Alinhamento, planejamento e comunicação
  • Questionário Modelo da Empresa-Cliente
  • Aplicação do instrumento via internet ou formulário impresso
  • Coleta e tabulação dos dados
  • Tratamento dos dados em planilhas e gráficos
  • Análise e interpretação quantitativa
  • Identificação das maiores favorabilidades
  • Identificação das maiores desfavorabilidades
  • Entrega dos resultados
  • Entendimento dos resultados da pesquisa e quando possível, comparação com anos anteriores
  • Alinhamento entre os resultados da pesquisa e as expectativas da alta direção
  • Seleção das maiores oportunidades a serem desenvolvidas (priorização)
  • Definição dos resultados esperados (definição dos objetivos para atender as oportunidades)
  • Questionamento dos fatores críticos de sucesso
  • Definição dos objetivos de esforços para superar os fatores críticos de sucesso
  • Detalhamentos dos objetivos de esforços em projetos ou planos de ação
(*) Utilização do Modelo de Pesquisa da própria empresa-cliente (*) Desdobramento sistemático para reverter situações de baixa favorabilidade.

*Focus Group é uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona sua discussão sobre o tema, de uma maneira não estruturada e natural (Parasuraman, 1986: 245)

 

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